28/08/2010 12h00 - Atualizado em 22/01/2019 14h09

Dia Nacional de Combate ao Fumo será celebrado com caminhada neste domingo (29)

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital da Polícia Militar (HPM) e a Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo (SPES), promove neste domingo (29) uma caminhada na Praia de Camburi, em Vitória. A expectativa é de que aproximadamente 200 pessoas participem do evento.

A saída será às 9 horas, da Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória. Antes, porém haverá aquecimento e alongamento, com orientação de um profissional de Educação Física. Os primeiros a chegar no ponto de partida ganharão camisas.

E na chegada – próximo ao Clube dos Oficiais a Polícia Militar, haverá distribuição de brindes, como bottons e bolsas, além de medição de pressão arterial e realização de teste com o monoxímetro, que registra a concentração de monóxido de carbono no pulmão.

Foco

Segundo a coordenadora do Programa de Tabagismo da Sesa, Hararrija Diório, o foco da campanha contra o fumo esse ano, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o público feminino. O slogan é “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”, já que o número usuárias do tabaco vem aumentando a cada ano e as possibilidades de elas adoecerem são maiores do que nos homens.

Cartaz do evento.

“A chance de uma mulher fumante ter um infarto do miocárdio é três vezes maior do que uma mulher que não fuma. Já nos homens, essa chance é 1,5 vez maior”, ressalta Hararrija. Ela lembra ainda que metade dos partos prematuros de bebês é causada pelo cigarro. Além disso, a evolução das doenças pulmonares obstrutivas crônicas é mais rápida e agressiva em mulheres do que em homens.

Cenário

Apesar de o Brasil registrar redução entre o número de fumantes de forma geral, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a redução de fumantes entre as mulheres no País foi significativamente inferior à dos homens. O tabagismo feminino é uma preocupação em todo o mundo. Segundo a OMS, o sexo feminino já responde por 20% dos mais de 1,3 bilhão de fumantes do mundo.

Para reforçar a mensagem ao público feminino, as peças promocionais da campanha apresentam a imagem de flores como um contraponto à do cigarro. “As flores representam proteção ao meio ambiente, beleza e qualidade de vida, contrastando com o cigarro, que representa desmatamento, envelhecimento precoce e problemas de saúde”, destaca a coordenadora. 

 

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard