12/08/2024 17h26

Dia Nacional do Campo Limpo: Governo do Estado é homenageado pelo InpEV

Em alusão ao Dia Nacional do Campo Limpo, que é comemorado no dia 18 de agosto, o Governo do Estado, representado pelos dirigentes dos Órgãos que atuam na agricultura e no meio ambiente, recebeu do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), o certificado de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no sistema de logística reversa das embalagens vazias dos agrotóxicos.

Os certificados foram entregues na manhã desta terça-feira (12), no auditório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em Vitória. A iniciativa, denominada como “campo limpo”, é nacionalmente difundida e conhecida pela aplicação na cadeia dos agrotóxicos, precisamente em seu último elo: a devolução das embalagens vazias.

Representando o Governo do Estado, receberam o certificado o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli; o diretor-geral e o diretor técnico do Idaf, Leonardo Monteiro e Eduardo Chagas, respectivamente, e o diretor-geral do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Elias Souza da Silva.

Também receberam a homenagem o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Jorge Silva, e o conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Álvaro Bridi.

O secretário Enio Bergoli destacou que o Dia Nacional do Campo Limpo é uma data especial para todos que se dedicam à agricultura sustentável. “É um momento para celebrarmos as conquistas alcançadas e reafirmarmos nosso compromisso com a preservação do meio ambiente. Temos trabalhado para fortalecer o sistema de logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas em nosso Estado. Sabemos da importância desta iniciativa para a saúde do solo, da água e de todos nós. Este certificado é um estímulo para continuarmos avançando em nossas ações”, ressaltou Bergoli.

De acordo com o diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, com ações de fiscalização, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo busca assegurar a correta destinação das embalagens vazias dos agrotóxicos, garantindo que todos os envolvidos cumpram seu papel no processo (produtor rural, revendas, distribuidores e indústria).

“As embalagens vazias são parte do processo de fiscalização dos agrotóxicos, trabalho que o Idaf realiza. Após o uso do agrotóxico, o produtor deve devolver as tríplice lavadas em um local adequado para recebimento. Diferente de qualquer outro Estado, no Espírito Santo, as lojas têm um local dentro do estabelecimento para esse recebimento. A partir daí, as embalagens seguem para a destinação final. Para incentivar esta prática e reforçar os cuidados com a saúde do produtor e o meio ambiente, estamos caminhando para a criação da ‘Semana Estadual do Campo Limpo’, uma agenda voltada para a conscientização da importância da destinação adequada das embalagens vazias dos agrotóxicos utilizados no Espírito Santo”, explica Leonardo Monteiro.

Para o diretor-geral do Incaper, Antônio Elias Souza da Silva, essa é uma iniciativa que fazemos questão de apoiar há anos pelo grande impacto que tem para proteção dos recursos naturais. “Por meio dos nossos técnicos e extensionistas, orientamos os produtores rurais a fazerem a destinação correta das embalagens e também recebemos esses recipientes vazios em algumas de nossas unidades, em diferentes regiões do Estado, para posterior coleta pelo InpEv. Continuaremos cooperando com o programa e buscaremos ampliar a nossa participação, contribuindo para melhorar ainda mais os resultados no Espírito Santo”, frisou.

Semana Campo Limpo

O projeto de lei de iniciativa do Idaf está em trâmites finais para ser sancionado. O texto proposto deseja estabelecer uma data destinada a fomentar o recolhimento massivo desse tipo de resíduo em todo o Estado, diminuindo a disponibilidade no campo e mitigando as possibilidades do reaproveitamento indevido e altamente perigoso, tanto para o usuário quanto para o meio ambiente.

Pretende-se ainda que a Semana Estadual do Campo Limpo integre o calendário permanente de eventos do Estado, marcando o apoio do poder público aos agricultores, no desafio de aumentar o retorno das embalagens de agrotóxicos à origem, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, consolidado e amplamente conhecido como Sistema Nacional Campo Limpo.

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter