24/11/2010 23h15 - Atualizado em 16/01/2019 12h51

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta quinta (25)

Nesta quinta-feira (25), comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue e, para marcar a data, os hemocentros de todo o Estado irão oferecer durante o dia um lanche especial para quem ajudar a compor o estoque de sangue. Em Vitória, haverá distribuição de brindes e, em São Mateus, os doadores receberão camisetas.

No Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Maruípe, Vitória, a data é celebrada anualmente com uma homenagem aos doadores. “Vamos oferecer um café da manhã especial e distribuir brindes para os doadores como forma de agradecê-los pelo ato”, explica a coordenadora do Hemoes, Sâmia Secchim.

Além disso, a unidade móvel do Hemocentro de Vitória realiza durante esta semana, coleta de sangue e cadastro de medula óssea durante ação externa na ArcelorMittal, em Serra, das 8 às 16 horas, e cadastro de medula óssea no Bandes, em Vitória, nesta quinta-feira (25), das 13 às 17 horas.

Segundo Sâmia, o estoque atual de sangue do Hemoes está razoável, mas ela explica que doações são sempre esperadas, não só por causa do sangue, mas também das plaquetas, componente muito solicitado pelos hospitais e que têm vida útil de apenas cinco dias.

Para doar sangue, os voluntários ou grupos de pessoas podem comparecer ao Hemoes, em Vitória, ou solicitar a visita do ônibus de coleta externa, que hoje é responsável por aproximadamente 40% de todo o sangue que compõe o banco do Hemoes.

A estrutura do ônibus tem capacidade de coletar sangue de quatro pessoas por vez. As visitas externas da equipe do Hemocentro são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por associações ou empresas que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula óssea. Sâmia alerta que as visitas devem ser agendadas com dois meses de antecedência, já que a procura pelo serviço é grande.

“Os voluntários de empresas, associações, igrejas, faculdades ou grupos de amigos que não conseguirem marcar a visita do ônibus podem agendar a vinda conjunta ao Hemoes, onde terão atendimento especial”, ressalta. As entidades interessadas em participar das campanhas de doação de sangue e cadastramento de medula podem agendar uma visita da Unidade Móvel pelo telefone (27) 3137-2458.

Em São Mateus, está sendo esperado um grande número de doadores nesta quinta, graças a uma capacitação realizada recentemente com os agentes de saúde do município, que convidaram pessoas da comunidade para comparecer ao Hemocentro.

Além da coleta no local, a unidade de São Mateus também realiza coleta externa. Nesta sexta, das 7 às 18 horas, e sábado, das 8 às 15 horas, a equipe estará no Hospital São Marcos, em Nova Venécia. Já no sábado, estará na Unidade de Saúde de Guriri das 8 às 15 horas.

Doadores

Em 2008, o Hemocentro de Vitória teve 37.484 doadores; em 2009, foram 41.321 voluntários; e, de janeiro a outubro deste ano, 28.128 pessoas fizeram doação de sangue. Para doar, além de boa vontade, os voluntários devem apresentar um documento de identidade com foto. Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum.

Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O sangue doado é reposto facilmente pelo organismo, e o ato de solidariedade não “afina” nem “engrossa” o sangue. Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Cada bolsa pode salvar até três vidas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3137-2458 e 3137-2444 - Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. A unidade funciona das 7 às 17h30 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 7 às 15h30.

- Unidade de Coleta à Distância de Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Dório Silva). Coleta de sangue e cadastro de medula das 7 às 13 horas.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao Lado do Hospital Rio Doce). Coleta de sangue de segunda a sexta-feira, de 7 às 12 horas e cadastro de medula das 7 às 16 horas.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Coleta de sangue de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Cadastro de medula, de segunda a quarta, das 7 às 15h40 e, às quintas-feiras, das 7 às 12 horas

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Coleta de sangue de segunda a sábado, das 7 às 12 horas. Cadastro de medula, de segunda a sexta, das 7 às 16 e, aos sábados,  de 7 às 12 horas.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br