02/12/2010 18h50 - Atualizado em 16/01/2019 12h46

Diretor de unidade prisional de Guarapari representa o Brasil em congresso internacional de Direitos Humanos

O diretor do Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG), Ânderson Perciano Faneli, detalhou os avanços do sistema prisional capixaba no 3º Congresso Internacional de Políticas de Direitos Humanos, Violência e Pobreza, realizado em Montevidéu, capital do Uruguai. No evento Faneli apresentou a monografia “Inteligência Prisional como forma de contribuição de redução de fugas e mortes no Espírito Santo”, concluída para o curso de pós-graduação, oferecido por meio do Ministério da Justiça.

“Fiquei muito surpreso. Em primeiro lugar, porque não sabia nem que meu trabalho seria escolhido pelo Ministério da Justiça; em segundo, porque não esperava essa repercussão toda que a apresentação teve fora do País. Depois do Congresso, já recebi convites para palestras em Cuba e na Venezuela, que demonstraram interesse em aprender com a experiência que desenvolvemos no Espírito Santo”, declara o diretor.

Os números apresentados em Montevidéu, na última semana se novembro, comprovam a eficiência do trabalho conjunto entre os órgãos de inteligência da Segurança Pública no Espírito Santo na redução de fugas e mortes. Em 2002, o sistema prisional registrava um índice de fugas de 2,56% do total da população carcerária. Em 2009, quando os dados da monografia foram colhidos, o índice estava em 0,39%.

O percentual de mortes é ainda menor: em 2002, a média era 0,87%; em 2009, caiu para 0,09%, sendo que metade desse índice é de mortes naturais. “Somos muito exigentes com nosso próprio trabalho e só quando vamos para fora percebemos o quanto isso é bom. A realidade do sistema prisional de muitos outros países é assustadora. Essa oportunidade de representar bem o Estado, mostrando nossa metodologia me deixa feliz, porque sei que estou contribuindo para melhorias dentro e fora do Espírito Santo”, resume Faneli.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732
Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard