16/08/2010 20h51 - Atualizado em 22/01/2019 14h37

Diversos setores serão beneficiados com o projeto de Ampliação da Gestão de Fornecedores

O Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (Compete-ES) realizou, no mês de julho, o primeiro curso do projeto Ampliação da Gestão de Fornecedores. Com o sucesso desta primeira experiência, o programa tem o objetivo de ampliar o treinamento, realizando novos cursos em parceria com as principais empresas do Estado, visando buscar a excelência em gestão e garantir a competitividade entre as empresas do Espírito Santo.

Alinhado às novas estratégias de aperfeiçoamento de gerenciamento do Compete-ES, os três módulos aconteceram nos dias 15,16, 22, 23, 29 e 30, no Hotel Diamantina, em Guarapari. O curso tem como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e como propósito ampliar a visão de gestão dos fornecedores das empresas capixabas.

A Samarco foi a primeira parceira no projeto. Segundo Sérgio Marinho, representante da empresa, esse tipo de investimento faz parte da política da empresa.“A Samarco tem um compromisso, expresso em sua Política de Gestão, de promover a evolução profissional e pessoal de seus empregados, fornecedores e contratados. Sendo assim, o projeto é uma forma de materializar este compromisso”, informa.

A expectativa é de que esse projeto traga retorno relevante, tanto para a Samarco, quanto para as empresas participantes, segundo Marinho.“O melhor retorno que podemos esperar é que nossos fornecedores, motivados a investir na excelência em gestão, cresçam e melhorem a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos”.

Deste primeiro treinamento, participaram 14 empresas fornecedoras da Samarco, que viram no projeto uma oportunidade de desenvolvimento. Para Dirceu Braga de Albergaria, consultor da Transvipes Cooperativa de Transportes, uma das participantes, o resultado superou todas as expectativas. “O curso superou a expectativa, principalmente quando fomos envolvidos no preenchimento do questionário de avaliação, em que realmente tivemos a ideia do que se espera em uma Excelência de Gestão. Podemos dizer que existiu uma combinação perfeita, com grande interesse e envolvimento dos participantes; um instrutor de alto nível, com ótimo conhecimento e grande facilidade de comunicação; além de uma excelente equipe de apoio do Compete-ES e da Samarco”.

Responsável por ministrar o primeiro curso do projeto de Desenvolvimento de Fornecedores, o professor Sérgio Queiroz, que faz parte do Comitê Técnico do Compete-ES, enfatiza o fator inovação do projeto. “O curso promovido pelo Compete-ES tem caráter inovador, uma vez que aborda de forma integrada aprendizado conceitual e aplicação prática do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), por meio do apoio à autoavaliação das organizações participantes. O treinamento sai do lugar comum da teoria e promove um aprendizado organizacional prático. É pioneiro no Brasil. As grandes empresas do Estado têm muito a ganhar com a adoção desta capacitação em sua cadeia de fornecimento”.

O instrutor destaca também a importância do projeto para a Samarco e para toda sua rede de fornecedores. “Hoje em dia as organizações trabalham cada vez mais na forma de redes dinâmicas. Neste cenário, o sucesso de uma organização depende fundamentalmente da capacidade de se relacionar com outras partes interessadas além dos clientes. Em particular, grandes organizações dependem ainda mais da competitividade dos seus fornecedores para alavancar seus resultados. Portanto, promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores é mais que importante, é essencial”.

Próximo passo

Após o sucesso no primeiro curso do projeto, o Compete-ES quer ampliá-lo. A ideia é realizar novos cursos em parceria com as principais empresas do Estado, visando intensificar a busca pela excelência da gestão no cenário estadual. Com isso, cresce a competitividade não somente entre os grandes grupos do Espírito Santo, mas também entre micro e pequenas empresas.

A gerente de competitividade do Compete-ES, Sônia Coelho, fala da expectativa do avanço do projeto. “Nós nos surpreendemos favoravelmente com a receptividade do grupo trabalhado. A percepção que queríamos passar para as empresas de pensar sua gestão com a visão do negócio de forma sistêmica foi alcançada. Entendemos que uma boa forma de ampliarmos o trabalho é estabelecer parcerias com as empresas que estão conosco no processo de excelência em gestão, envolvendo os seus fornecedores”, enfatizou.

Conheça o Compete-ES

O Compete-ES é um instrumento com o qual o Governo do Estado, em conjunto com a iniciativa privada, propõe ações indutoras ao aumento da competitividade das organizações. O programa é aplicado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e tem como parceiros o Sebrae e o Movimento Espírito Santo em Ação.

O objetivo é disponibilizar às empresas de bens e serviços que investem no Espírito Santo um ambiente propício à incorporação de inovações – componente base da competitividade no mercado mundial.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedes
Fabíola Zardini
Tel.: (27) 3636-9707 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-1137
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
Texto: Thiago Deptulski

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard