Domingos Martins registra crescimento de 80% na produção de citros
Responsável pela comercialização de quase 50% da tangerina ponkan consumida no Espírito Santo, o município de Domingos Martins registrou um aumento de 80% na produção de citros, em menos de 10 anos. O desempenho é resultado de ações pontuais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) junto a produtores da região.
Por meio de uma série de capacitações sobre as técnicas adequadas de cultivo do citros – voltadas a agricultores familiares – o Instituto vem, ao longo dos últimos anos, estimulando a diversificação da agricultura local.
Além da tangerina, frutos como as laranjas Lima, Bahia, Pera e Seleta têm apresentado um expressivo crescimento na região e contribuído para a economia capixaba.
Atualmente, Domingos Martins possui 200 hectares plantados com frutas cítricas (laranja e tangerina), distribuídos em mais de 100 propriedades rurais, o que representa uma produção anual de quase 600 mil caixas ao ano.
Produtividade
De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper, Marcus Rocha de Barros, a média de colheita da tangerina ponkan nas lavouras de Domingos Martins é de quatro a seis caixas por planta, enquanto que em outras regiões é de uma a duas caixas. Isso significa que a produtividade é quatro vezes maior que a média estadual.
“O resultado é satisfatório porque o Incaper investe em capacitações, treinamentos, cursos e visitas técnicas, e o produtor participa. O incentivo para o cultivo destes frutos na região vem sendo trabalhado desde 2000. Ao longo desses anos, nosso objetivo tem sido produzir com qualidade, a fim de oferecer ao comerciante e ao consumidor um bom produto. Para isso, instruímos os agricultores sobre como deve ser realizado o trabalho nas lavouras, desde a plantação até a colheita. Isso faz com que eles tirem dúvidas, estejam sempre a par das novidades do meio rural e aprimorem as atividades que desempenham, para produzirem com excelência e atenderem o mercado de forma satisfatória”, afirmou Barros.
Dia de Campo
Com o objetivo de reunir os produtores de citros de Domingos Martins e região e orientá-los sobre os cuidados quanto ao plantio e colheita dos frutos – a fim de garantir a qualidade do produto para uma boa comercialização – o Incaper, junto com a prefeitura local, promove nesta quinta-feira (23) o “Dia de Campo sobre a Cultura de Citros”.
O evento será realizado na propriedade do Sr. Aryquerne Lampier (Querninho), na comunidade de Galo, das 8 às 14 horas. Estima-se que 120 agricultores participarão do treinamento.
Mercado
De acordo com o presidente do Incaper, Evair de Melo, o Incaper estimula os agricultores a diversificar a produção de sua propriedade, com o intuito de não ficar “refém” de uma só cultura, como o café, evitando grandes perdas em tempos de crise.
“A fruticultura hoje representa uma ótima alternativa de renda nas propriedades, tendo em vista que há espaço no mercado para crescimento. O objetivo é ampliar ainda mais a produção de citros na região, tendo em vista que o Estado ainda não é autossuficiente no setor”, afirma o presidente.
De acordo com dados da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), o Espírito Santo produz apenas 2% da laranja Pera que consome, sendo quase 90% dos frutos provenientes da Bahia e Sergipe. Além disso, apenas 33% da laranja Bahia consumida pelos capixabas é produzida em solo estadual, sendo o restante adquirido principalmente de São Paulo.
Para o técnico Marcus Barros, é preciso aproveitar as características favoráveis de clima e solo da região Serrana para produção de citros e ocupar esse mercado, gerando renda no Espírito Santo. “O consumidor também ganha, já que pode aproveitar um produto mais fresco. Isso porque, caso o alimento seja produzido no Estado, é possível colher a fruta pela manhã e à tarde ela já estar na mesa do comprador”, afirma.
- Confira a programação do Dia de Campo
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
(27) 9850-2210 / 3137-9868
Acompanhe no Twitter: @Incaper