17/08/2010 22h10 - Atualizado em 22/01/2019 14h34

Dores do Rio Preto dá mais um passo para o desenvolvimento da apicultura na região

Triplicar a produção de mel em um ano. Esse é o objetivo almejado em Dores do Rio Preto. Atualmente, o município apresenta 14 apicultores e produz cerca de 4 toneladas de mel por ano. A expectativa é que em 2010 esse número chegue a 15 toneladas de mel beneficiado, que poderá atender ao mercado municipal e também estadual.

Dessa forma, dentre as ações para fomento da atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, desta quarta (18) até sexta-feira (20), sempre das 8 às 17 horas, um curso básico de Apicultura.

A capacitação acontece na propriedade do Sr. Manoel Leonardo, na comunidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, e tem como objetivo preparar 15 agricultores do município para o desenvolvimento de trabalhos com apicultura, com o intuito de gerar mais uma fonte de renda para as famílias da região.

A capacitação terá aulas teóricas e práticas ministradas por um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

De acordo com o extensionista do Incaper de Dores do Rio Preto, Norberto Neves Frutuoso, o treinamento dará uma formação básica para os novos apicultores, que poderão se igualar aos profissionais que já estão na atividade no município. O objetivo é incluir mais produtores no projeto Desenvolvimento Sustentável da Apicultura de Dores do Rio Preto, que possui, hoje, 14 apicultores.

Unidade de Beneficiamento

Está em fase final de implantação em Dores do Rio Preto uma Unidade de Beneficiamento de Mel para atender aos produtores da região. Para possibilitar a prosperidade do empreendimento, também foi criada na região a Associação Apícola Sustentável do Caparaó Capixaba (Apimel).

O desenvolvimento foi possibilitado a partir de um recurso de R$ 50.000 recebido a partir de um edital de investimentos da Samarco, em que o município de Dores do Rio Preto foi o vencedor com o Projeto 'Desenvolvimento Sustentável da Apicultura', elaborado pelo Incaper em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além da Unidade de Beneficiamento, os produtores de Dores do Rio Preto receberam no dia 1º de julho, durante o I Seminário Apícola no município, 14 kits de apicultura, que contém: Colmeia completa, fumigadores, macacões, e outros utensílios para serem utilizados na produção do mel.

“Primeiramente pretendemos atender a demanda do município e, posteriormente, estender para todo o Estado, com comercialização inclusive em supermercados. O intuito é gerar novas oportunidades de renda para os agricultores da região além da cafeicultura, promovendo a diversificação agrícola”, afirma o extensionista Norberto Neves.
 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard