09/12/2016 10h54 - Atualizado em 09/12/2016 11h40

Educação Ambiental é tema de palestras realizadas pelo Incaper no Norte do Estado

Cerca de 360 pessoas – entre estudantes do ensino fundamental e professores de escolas das redes municipal e estadual de Pedro Canário – participaram de palestras de Educação Ambiental sob o tema central “Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Agrotóxicos na Agricultura”. O evento em questão foi promovido pela equipe do escritório local (ELDR) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

As palestras foram ministradas pelos extensionistas do Incaper local, Thiago Carvalho Nogueira e Cláudio Rodex Júnior. Segundo eles, a iniciativa foi executada a partir de uma audiência pública realizada em março deste ano, no Ministério Público do Trabalho, em São Mateus. No local, estavam presentes diversos representantes da agricultura, dentre eles o Incaper, o Idaf, Sindicato dos Produtores Rurais de Pedro Canário, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Canário.

Foi debatido, junto aos estudantes, a importância da agricultura no cenário mundial, enfatizando a demanda por produtos agrícolas em função do aumento continuado da população, e o desafio crescente do manejo fitossanitário sustentável para promover níveis de produtividade adequados no setor agropecuário. Também foi apresentada a forma correta do uso e conservação dos EPI's, de maneira a proteger a saúde dos trabalhadores rurais que aplicam agrotóxicos nas lavouras.

Descarte das embalagens

Visando a saúde humana e do meio ambiente, ao final de cada apresentação, foi dado destaque a maneira correta do descarte das embalagens de agrotóxicos. Além disso, também foi trabalhada a questão da aquisição, do uso e do armazenamento dos produtos fitossanitários, no sentido de conscientizar o público jovem do campo sobre essa temática.

“Nós consideramos essas ações de extrema importância para esses jovens do campo, tendo em vista que ao mesmo tempo em que eles são conscientizados, eles serão multiplicadores das boas práticas fitossanitárias no contexto de suas famílias que são envolvidas diretamente com a atividade rural no município. Não podemos esquecer que muitas dessas crianças, no futuro, serão agricultores como seus pais. E, sobre o uso de agrotóxicos, vale salientar: quanto menos, melhor.”

Assessoria de Comunicação – Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br