23/10/2019 17h28

Egresso do Iases compõe equipe de projeto social da Unicef

Um egresso do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está participando do projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem Vitória”. O projeto, iniciado nessa segunda-feira (21), é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) do Brasil e está sendo realizado em Vitória pela Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold). As ações acontecem durante os próximos seis meses.

Para iniciar as atividades, a equipe do projeto participou de uma formação sobre Saúde e Direitos Humanos, no Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, em Vitória.

Após a capacitação, as ações do projeto serão realizadas nas ruas de Vitória, com o objetivo de oferecer à população jovem que reside em áreas carentes da capital atendimento e atividades de conscientização sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Um dos membros da equipe é D.A.S, egresso do Iases, que irá atuar com agente social, realizando atendimentos de testagem de HIV e distribuição de insumos, como preservativos.

De acordo com a presidente da Gold, Déborah Sabará, a participação do egresso promove quebra de paradigmas. “Temos que descobrir o que esses jovens sabem fazer de melhor e realoca-los nestes espaços. Precisamos de instituições que permitam que esses jovens exerçam outras práticas”, disse.

Para a subgerente de LA, PSC e Atendimento ao Egresso, Izabella Gomes Dias, esse tipo de ação confere uma gama de oportunidades ao egresso. “A participação do jovem egresso nesse tipo de ação é como uma escada cheia de oportunidades e esperanças em que ele é estimulado a criar estratégias, a pensar na comunidade e desenvolver habilidades profissionais que o promovem como protagonista de suas escolhas”, afirmou.

Além de abordar os cuidados relacionados à saúde do jovem, a equipe também recebe treinamento em direitos humanos para auxiliar jovens que se encontram com problemas de cunho social. Casos como racismo, homofobia, transfobia e abuso sexual estão dentre as situações que o grupo também atende.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484 
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard