28/07/2020 11h31

Eleição popular para a Calçada da Fama ultrapassa os 24 mil votos na terceira semana

A votação on-line que vai definir dois dos cinco homenageados na segunda edição da Calçada da Fama, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), chega na terceira semana com o total de 24.794 votos. Na eleição popular, que estará disponível até o dia 06 de agosto, participam 13 personalidades que representam o esporte capixaba.

Concorrem à homenagem atletas, paratletas e técnicos. Nomes como Carlos Germano, ex-goleiro vice-campeão da Copa do Mundo, na França, em 1998; Esquiva Falcão, medalhista de prata no boxe, na Olimpíada de Londres, em 2012; e Pierre, pentacampeão mundial e bicampeão brasileiro de futebol de areia. (confira a lista completa dos finalistas no fim da matéria).

Para aqueles que desejam votar, basta acessar o site www.calcadadafama.es.gov.br, escolher a personalidade desejada e ter em mãos o CPF, para validar e confirmar o voto. Só é permitido um voto por dia para cada pessoa.

Entusiasmado com a resposta positiva do público para com a eleição, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, comentou sobre a votação e o engajamento dos candidatos nas campanhas.

“Estamos chegando na reta final da eleição da Calçada da Fama de forma muito positiva, pois toda comunidade esportiva se envolveu nessa decisão. Vemos, desde o início, o desempenho da maioria dos candidatos nas redes sociais, promovendo suas campanhas e interagindo com o público. Gostaria de parabenizá-los por todo esforço. Isso, com certeza, motiva o eleitor e faz a diferença”, afirmou o secretário.

Além das duas personalidades definidas na eleição, outros três nomes, os mais lembrados pela comissão avaliadora, também serão homenageados nesta edição. O resultado final com os cinco escolhidos será divulgado até o dia 10 de agosto.

Calçada da Fama

Construída no entorno do Ginásio Poliesportivo Paulo Valiate Pimenta, na Sesport, em Bento Ferreira, a Calçada da Fama tem o objetivo de eternizar os nomes de atletas, paratletas, técnicos e profissionais que contribuíram e contribuem positivamente com o esporte capixaba, elevando o nome do Estado no cenário nacional e internacional.

Em sua primeira edição, a Calçada rendeu homenagens às seguintes personalidades do esporte capixaba: Alison Cerutti (vôlei de praia), Buru (futebol de areia), Daniel Mendes (paratletismo), Fábio Luiz (vôlei de praia), Frank Brown (voo livre), Geovani Silva (futebol), Julietty Tesch (vela), Neymara Carvalho (bodyboard), Nilo Etinne Duarte (futsal) e Tayanne Mantovanelli (ginástica).

Conheça os finalistas da edição de 2020 (em ordem alfabética):

Adalberto Rodrigues (tênis em cadeira de rodas): Campeão sul-americano e mundial, em 2006, Adalberto Rodrigues é um dos paratletas mais vencedores e de maior destaque no Estado. Campeão brasileiro em 2018, ele também foi responsável por organizar torneios de tênis em cadeira de rodas durante 16 anos no Espírito Santo.

Alexandra Nascimento (handebol): Eleita em 2012 como a melhor jogadora do mundo, Alexandra Nascimento foi campeã mundial de handebol em 2013 pela Seleção Brasileira. Além disso, conquistou quatro medalhas de ouros em Jogos Pan-Americanos (2003, 2007, 2011 e 2014).

Anderson Varejão (basquete): Campeão Pan-Americano em 2003, Varejão iniciou sua carreira atuando pelo Saldanha da Gama. Figura frequente na Seleção Brasileira, chegou a NBA, principal liga de basquete do mundo, da qual foi campeão em 2017 e vice-campeão em três oportunidades (2007, 2015 e 2016).

Carlos Germano (futebol): Campeão da Copa América com a Seleção Brasileira, em 1997, e vice-campeão da Copa do Mundo da França, em 1998. O ex-goleiro conquistou seus principais títulos com a camisa do Vasco da Gama, sagrando-se campeão brasileiro e da Libertadores, em 1997 e 1998, respectivamente.

Esquiva Falcão (boxe): Lutador da categoria peso médio até 76 kg, Esquiva Falcão conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a primeira do Brasil na modalidade desde 1968. Outras conquistas relevantes nos ringues são a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos, em 2010, e no Campeonato Mundial Amador, em 2011.

Fontana – in memorian (futebol): José de Anchieta Fontana é, até hoje, o único capixaba a ganhar uma Copa do Mundo, em 1970, atuando ao lado de grandes nomes do futebol como Pelé, Tostão e Jairzinho. Bicampeão capixaba pelo Rio Branco, em 1959 e 1962, também conquistou títulos estaduais com a camisa do Vasco da Gama e do Cruzeiro.

Hélio Demoner (basquete): Um dos grandes nomes do basquete capixaba, Hélio Demoner é um dos principais incentivadores da modalidade no Espírito Santo. Tricampeão estadual de basquete, Demoner foi o criador dos Jogos Abertos Jerônimo Monteiro (Jajem), competição que revelou diversos talentos durante seus anos de disputa.

Maxwell (futebol): O capixaba Maxwell é um dos jogadores de futebol com mais títulos em todo mundo da bola, somando onze conquistas nacionais por clubes como Ajax, Inter de Milão, Barcelona e PSG. O lateral-esquerdo, que defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, ainda ostenta um título da Liga dos Campeões.

Monika Queiroz (ginástica): Trabalhando com ginástica rítmica há 30 anos, Monika foi treinadora da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2008 e 2016 e é considerada uma das principais técnicas em atividade no Brasil. Referência na modalidade, já trabalhou com diversos talentos do esporte, como Deborah Medrado, Thayanne Mantovanelli e Natália Gaudio.

Natália Gaudio (ginástica): Homenageada no Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta de ginástica rítmica, na temporada 2018, Natália tem no currículo conquistas importantes, como a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em 2019. Hexacampeã brasileira e heptacampeã sul-americana, está entre os principais nomes da ginástica brasileira da atualidade.

Paulo André Camilo (atletismo): Campeão mundial e Pan-Americano no revezamento 4x100 livre, Paulo André Camilo é um dos principais nomes do atletismo mundial atualmente. Vice-campeão Pan-Americano na prova dos 100 metros rasos, está próximo de conseguir correr a prova em menos de 10 segundos, podendo se tornar o primeiro sul-americano a conquistar tal feito.

Pierre (futebol de areia): Um dos principais nomes do futebol de areia no Brasil, Pierre coleciona títulos na modalidade que ajudou a difundir ainda mais no Estado e no Brasil. Pentacampeão mundial e bicampeão brasileiro, o goleiro acumula outros diversos títulos pela Seleção Brasileira e por clubes que defendeu.

Richarlison (futebol): Um dos mais novos entre os finalistas, com 23 anos, Richarlison surgiu no Real Noroeste e, após passagens por América-MG e Fluminense, chegou à Europa, onde atua no futebol inglês. Campeão da Copa América, em 2019, é o capixaba de maior destaque na Premier League.

*A eleição inicial contava com 15 nomes, mas os atletas Bruno Xavier (futebol de areia) e Sávio (futebol) solicitaram, por motivos pessoais, a retirada de seus nomes da homenagem.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard