Eletiva de escola em Brejetuba auxilia estudantes a escolherem profissões
Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, contam com a disciplina Eletiva “De Olho no Futuro #Profissões”. A ideia dos professores é traçar, juntamente com os alunos, os perfis e possibilidades nas escolhas de suas profissões.
A professora Evander Gomes da Silva, responsável pela Eletiva, disse que, na maioria das vezes, por falta de orientação, perspectiva de futuro e, em alguns casos, por necessidades, vários jovens abandonam a formação escolar básica, ingressando precocemente no mundo do trabalho.
“Pensando nisso e analisando o projeto de vida de cada educando, realizamos um mural interativo na plataforma Padlet. O mesmo instigou os alunos a se apresentarem e citar qual profissão tem afinidade com ele. Para a atividade ficar mais alegre, cada aluno inseriu uma foto com os profissionais que atuam na escola e deixaram seus posts para incentivar os discentes a postarem também”, contou a professora Evander Gomes da Silva.
A pedagoga Adriana Aparecida Vieira Alexandre comentou sobre a proposta da Eletiva. “Essa ação educativa foi de grande valia, uma vez que os adolescentes e jovens estão progressivamente pluralizados com a tecnologia. Diversificar metodologias pedagógicas expande os conhecimentos dos alunos. Além disso, eles elucidaram seus projetos de vida e o que eles almejam para o futuro”, comentou.
Para a professora e coordenadora Lilian Candida Ribeiro Badaró, ao desenvolver a Eletiva “De Olho no Futuro #Profissões”, a professora Evander Gomes da Silva proporcionou aos estudantes a oportunidade de se apropriarem das experiências vivenciadas pelos profissionais convidados e, por conseguinte, terem maior embasamento para decidirem as suas futuras profissões.
Semanalmente, um profissional é convidado para dialogar com os estudantes.
A aluna Fernanda Alexandre disse: “muitos colegas da escola estão com dificuldade na escolha de qual profissão seguir. Já para aqueles alunos que sabem o que querem seguir, a eletiva serve para que eles conheçam mais a fundo a profissão que desejam”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata