23/06/2022 12h03

Eletiva leva ensino para além da sala de aula em Escola de Laranja da Terra

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Jouffroy, localizada em Laranja da Terra desenvolve com as turmas do Ensino Médio a disciplina Eletiva “Minha sala não tem paredes”, que promove aulas de campo a partir das temáticas do currículo.

As aulas contam com uma abordagem prática, em que o aluno consegue aproximar o conhecimento teórico ao cotidiano, por meio da observação e análise do espaço de vivência. As aulas buscam construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, produção tecnológica e manifestações artísticas da comunidade local.

“As aulas proporcionaram novas possibilidades de aprendizagem, uma vez que o aluno reconhece diversos fenômenos naturais de maneira concreta, unindo teoria e prática. Essa aproximação do conteúdo com o meio que os cercam, leva os alunos a pensar criticamente sobre diversas relações humanas e ambientais, o que favorece a construção do conhecimento”, ressaltou a professora Isabelly Theresa Covre Duque.

As aulas foram realizadas em diversos pontos do município de Laranja da Terra, como: mata ciliar do Rio Guandu, estação de tratamento de água e esgoto, a rua comercial – para análise da transformação da paisagem –, Central Hidrelétrica no distrito de São Luiz e sítio de agricultura orgânica. Além disso, algumas aulas foram realizadas fora do município, como uma visita ao Museu Melo Leitão, em Santa Teresa, e uma visita ao Projeto Tamar, em Vitória, onde os alunos puderam ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade do Espírito Santo.

“Muito mais do que aulas de campo, nossa eletiva foi libertadora em diversos aspectos, e ultrapassou aquela barreira que tínhamos quando só havia apenas um lápis e um papel para criar. Durante quase seis meses, enquanto os pássaros cantavam ao nosso redor, nossas mentes trabalhavam e no final do nosso semestre, todos já sabiam que, fomos muito mais do que alunos durantes essas aulas, fomos protagonistas de nossos próprios destinos”, disse a estudante Mariana Jarske Navarro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard