10/12/2018 15h09 - Atualizado em 11/12/2018 10h44

Em ato pela defesa da democracia, Hartung entrega Comenda para presidente do STF

Foto: Leonardo Duarte/Secom

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, recebeu, no final da manhã desta segunda-feira (10), do governador Paulo Hartung, a Comenda Jerônimo Monteiro – a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado aos trabalhos prestados por uma pessoa ao Espírito Santo. Na oportunidade, Hartung cravou que o ato simboliza o fortalecimento da democracia. A solenidade foi realizada no Salão Dourado do Palácio Anchieta, na Cidade Alta, em Vitória.

O evento contou com a presença de membros do Poder Executivo e do Judiciário Estadual, lideranças jurídicas e convidados. A condecoração contou ainda com a presença de membros natos da Ordem (Comissão que define e avalia os homenageados com a Comenda), dos secretários de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha; da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Jr.; e da Casa Militar, coronel Daltro Ferrari.

O governador Paulo Hartung explicou que a entrega da honraria teve como motivação a trajetória profissional do ministro Dias Toffoli e a interface com questões importantes aos capixabas. “Em vários momentos dialogamos sobre interesses públicos do nosso Estado. Sempre tive a paciência do ministro para ouvir e refletir sobre os temas apresentados, sempre buscando manter a administração pública do Estado equilibrada, ajustada e prestando serviços aos capixabas”, destacou o governador.

Hartung destacou que a homenagem em terras capixabas é um ato para fortalecer as instituições democráticas, em especial o Poder Judiciário, que na avaliação do governador é a única instância que os menos favorecidos podem acionar na busca por soluções de divergências. O governador frisou ainda que a intransigência e a irracionalidade seguem contaminando o ambiente do País mesmo após as eleições. Hartung acredita que o fortalecimento das instituições democráticas, incluindo o Poder Judiciário, auxilia na retomada do diálogo e, consequentemente, do crescimento socioeconômico. 

“Esse é um ato para que a intransigência e a intolerância não continuem a ganhar corpo País afora. Democracia não é instrumento tático, é valor e tem papel estratégico. O momento que vivenciamos no Brasil nos últimos anos não é bonito. Precisamos refletir. A eleição passou e a intolerância continua presente. A homenagem é para fortalecer o Poder Judiciário do nosso País”, salientou Hartung.

Já o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, destacou a capacidade gerencial do governador Paulo Hartung, classificou o modelo capixaba como exemplo de gestão para o País e afirmou estar honrado por receber a mais alta homenagem do Estado.

"Quero agradecer a homenagem que recebo neste momento. Receber da mão de Vossa Excelência, reconhecidamente, um dos melhores gestores da nação brasileira e um dos melhores, se não o melhor, governador destes mandatos que se encerram. Fica o nosso reconhecimento e cumprimento”, disse o presidente do STF e do CNJ na abertura de seu discurso.

O ministro ainda classificou a gestão capixaba como “boas práticas na iniciativa pública” e afirmou que esse modelo tem que ser divulgado e disseminado por demais órgãos públicos do País. “Modelo de gestão que respeita os recursos públicos e prima por valores fundamentais como transparência, eficiência e responsabilidade”, afirmou.

Confira o áudio do discurso do governador Paulo Hartung.

Confira o áudio do discurso do ministro Dias Toffoli.

Conheça o currículo do ministro Dias Toffoli. 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard