10/08/2010 18h52 - Atualizado em 22/01/2019 14h59

Empregado da Cesan apresenta trabalho sobre sistemas de automação em feira de saneamento

O engenheiro Afonso Celso de Oliveira, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), apresenta nesta quarta-feira (11) o trabalho "Integração dos Sistemas de Automação em Empresas de Saneamento", na 21ª edição da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, em São Paulo. O trabalho foi desenvolvido junto com o engenheiro Adolpho Bonella, que também é empregado da Cesan.

A Fenasan, que acontece desta terça (10) a quita-feira (12),  tem como objetivo a troca de informações e o desenvolvimento tecnológico de sistemas empregados em adução; tratamento e abastecimento de água e sistemas de coleta; tratamento de esgotos; e disposição final de resíduos. O evento reúne os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para saneamento do País.

O artigo a ser apresentado é o  trabalho final de curso de pós-graduação "Especilização em Instrumentação e Controle de Processos Industriais" , realizado pelos engenheiros Oliveira e Bonella.

O trabalho pretende apresentar aos gestores e profissionais da área de saneamento dados sobre o ciclo de automação dos  processos operacionais de um sistema de abastecimento de água e sua relação com os níveis hierárquicos de automação. Também propõe sua implantação na empresa, por meio da elaboração de um Plano Diretor de Automação Integrado (PDAI) como diretriz para a integração destes sistemas.

O evento faz parte das atividades realizadas pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESABESP), promovida anualmente desde 1990. Junto com a feira acontece também o XXI Encontro Técnico AESABESP, cujo tema é: "A importância da sociedade organizada na promoção do saneamento ambiental".

A apresentação do trabalho desenvolvido pelos engenheiros da Cesan será nesta quarta-feira (11), das 13h30 às 14 horas, no Auditório 6. A Fenasan acontece no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Informações ao cliente:

115 - atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira