07/08/2024 17h40

Empresas capixabas podem participar de Edital do CNPq com foco em desenvolvimento e recursos humanos

Uma oportunidade para aproximar pesquisadores e iniciativa privada. A Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –   CNPq/SETEC/MCTI Nº 020/2024 RHAE - Recursos Humanos em Áreas Estratégicas Pesquisador na Empresa – está aberta até 19 de agosto e o objetivo é incentivar a contratação de mestres e doutores por empresas de micro, pequeno e médio porte, além de startups. Dentro das empresas, os pesquisadores vão atuar em projetos de inovação de Negócios de Impacto ou que estão alinhados com uma das seis missões da nova política industrial – Nova Indústria Brasil (NIB).

Os projetos de pesquisa devem ser elaborados pelas empresas interessadas, indicando a quantidade de bolsas necessárias, sem ultrapassar o valor total de R$ 300 mil por proposta. A duração máxima do apoio é de 30 meses e as empresas devem se comprometer a aportar contrapartida de, no mínimo, 20% do valor do projeto.

O edital se propõe a apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo no Brasil, a partir da inserção de pesquisadores em empresas inovadoras e startups que desenvolvam soluções voltadas para a economia de impacto ou associadas às missões do programa Nova Indústria Brasil.

Apoio da Fapes à fixação de profissionais qualificados por meio da chamada RHAE do CNPq

O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, destaca que o RHAE é um programa de fomento federal para apoiar a captação de recursos humanos, ou seja, profissionais qualificados para atuar em projetos de PD&I nas empresas. O edital permite que empresas possam ter profissionais qualificados e, inclusive, é um atrativo para jovens pesquisadores, recém-formados em mestrado e doutorado, que queiram trabalhar em grandes projetos de desenvolvimento tecnológico.

“O RHAE é uma ação federal e a Fapes está estabelecendo parceria com o CNPq para que as propostas capixabas que sejam aprovadas pelo mérito possam ser custeadas com o recurso do Espírito Santo. Então, a ideia é que pesquisadores daqui se inscrevam nesse edital, que é diferente, pois quem solicita o recurso são as empresas. Essa é uma excelente oportunidade para o nosso ecossistema que participa dos nossos editais e que serão os principais beneficiados. Normalmente, o grande dificultador para as empresas, até as startups, é manter equipe. Mas, se a empresa submete um projeto para justificar a captação de recursos destinados ao desenvolvimento de pessoal, sendo aprovado pelo mérito, será possível manter o talento na empresa”, ressaltou Rodrigo Varejão.

Ele explica que, em função da importância do tema da Chamada do CNPq e da necessidade de atrair e fixar talentos para atuar nas empresas capixabas, a Fapes decidiu participar do programa solicitando ao Conselho Nacional o acesso às propostas capixabas que serão contempladas e que não tiverem acesso a recursos do CNPQ. “Nós vamos levar essas propostas dentro, obviamente, da limitação orçamentária para ter acesso a recursos do Funcitec”, disse o diretor-geral da Fundação.

De acordo com Varejão, empresas de micro, pequena e médio porte podem participar da chamada, basta ter um produto, serviço ou algo inovador, além de mostrar o mérito e a relevância desse serviço. “Eles vão ser avaliados por isso. E esse tipo de iniciativa atende empresas de todos os portes, porque o objetivo é criar condições para a gente fixar profissionais qualificados para atuar em projeto de P&D no Estado”, completou.

Leia aqui o edital.

Assessoria de Comunicação da Fapes