13/08/2010 18h05 - Atualizado em 22/01/2019 14h50

Encontro de produtores de café promove o desenvolvimento da atividade em Governador Lindenberg

Adequação das estradas rurais, uso adequado da irrigação, manejo de pragas e doenças, tecnologias de colheita e pós colheita e também o mercado de café e as linhas de crédito para a cafeicultura foram os temas abordados durante o 7° Encontro dos Produtores de Café de Governador Lindenberg, realizado nesta sexta-feira (13), no Ginásio de Esportes do município.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o governador Paulo Hartung, o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, o presidente do Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, entre outras. Além disso, cerca de 400 produtores rurais e técnicos da região estiveram presentes.

O encontro teve como objetivo abordar os principais entraves encontrados pelos produtores para desenvolvimento da atividade. O intuito é promover a melhoria da qualidade e produtividade do café, a redução de custos e o aumento da rentabilidade dos produtores rurais.

O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, falou sobre a importância da realização do encontro de cafeicultores, que permite a troca de experiência e a atualização de informações técnicas da atividade. Também destacou a entrega de um caminhão basculante. “Assinamos com a Prefeitura um termo de cessão de uso de equipamento importante para cuidar das estradas rurais, fazendo com que se tornem seguras para os agricultores que necessitam transportar seus produtos. É uma grande contribuição para a agricultura familiar”, destacou.

“A cafeicultura de Conilon é a atividade mais importante de Governador Lindenberg. Aqui o café dita quase 70 % da renda que circula em todas as operações do município. Nesses encontros, o Incaper e o sistema público em geral procuram estimular os agricultores a continuar investindo em tecnologia. Nós precisamos cada vez mais melhorar a qualidade e a produtividade do café, para, assim, termos condições de competir no mercado”, afirma o secretário.

O produtor rural Nestor Sellin, que esteve presente na capacitação, acredita que o principal  desafio da cafeicultura atualmente é conseguir produzir com qualidade e conquistar um mercado mais rentável. “Buscamos encontros como este para estarmos sempre aprendendo um pouquinho mais. Essas capacitações trazem recursos para nós produtores trabalharmos com qualidade de café”, comenta o agricultor.

Nestor Sellin.

De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, Governador Lindenberg vem se desenvolvendo e está se tornando uma referência no cultivo de café Conilon no Espírito Santo. “Temas aqui abordados, como o uso racional da irrigação e a construção de caixas secas para conservação da água no solo, são alternativas simples que contribuem ainda mais para o desenvolvimento rural do município e para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais”, afirma Evair.

Entrega de equipamentos

Durante o encontro, foram repassados à Prefeitura de Governador Lindenberg, pela Seag, um caminhão basculante, no valor de R$ 147.000, e uma caminhão com carroceria, no valor de R$ 178.000.

A entrega do caminhão basculante faz parte do Programa de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais Capixabas, já que o equipamento é útil para construção de caixas e melhoria das vias rurais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper