08/10/2010 22h45 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Encontro debate oportunidades e desafios de Vila Velha

Uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira (08) debateu as oportunidades de integração de projetos, os desafios e as oportunidades de desenvolvimento para o município de Vila Velha. O encontro aconteceu na sede da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), autarquia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), em Vitória.

Representando o Governo do Estado, estiveram presentes o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba; o subsecretário de Logística e Transportes, Valdir Uliana; a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passos Tonini; e o diretor-geral da Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin), William Galvão Lopes; entre outros participantes.

Assessoria de Comunicação/ Sedes

Da Prefeitura de Vila Velha, participaram o prefeito Neucimar Fraga, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Henrique Casamata, de Desenvolvimento Econômico, Winker Denner, entre outros dirigentes e técnicos das Secretarias do município.

Segundo o secretário de Estado Desenvolvimento, Márcio Félix, com as reuniões, é possível construir agendas conjuntas. “Esses encontros nos permite convergir e amplificar as ações, potencializando os projetos e seus resultados”, destacou Félix.

Durante as apresentações, o subsecretário de Logística e Transportes, Valdir Uliana, apresentou os projetos de médio e longo prazo para melhoria da mobilidade urbana, não só em Vila Velha, mas em toda a Grande Vitória. Segundo Uliana, o desafio é desenvolver o transporte coletivo, de forma a incentivar seu uso, reduzindo o número de pessoas que optam pela locomoção individual. “Nossa intenção é dar condições para o município crescer, mantendo a qualidade de vida da população. Vila Velha é o município com o maior número de obras previstas, daí a importância dessa reunião de integração e do compartilhamento de ideias”, acrescentou o subsecretário.

Já o diretor-geral da Suppin, William Galvão, apresentou as ações em curso para o Polo de Santa Inês e para o Polo Empresarial de Vila Velha. “Temos que integrar o trabalho da autarquia com os da Prefeitura de Vila Velha para otimizar os resultados dos polos do município”, disse, destacando também os convênios da Suppin com a Prefeitura para conjugação de recursos técnicos e administrativos, voltados principalmente para obras de infraestrutura e urbanização.

Os projetos do município de Vila Velha foram apresentados pelo secretário de Municipal Desenvolvimento Econômico, Winker Denner. Ele lembrou que Vila Velha esteve fora do ciclo de crescimento do Estado nas últimas décadas, com empreendimentos muito focados no setor residencial e dificuldades de crescer industrialmente. “Ações como a reunião de hoje são essenciais para que o município possa desenvolver seu setor produtivo e construir um novo plano de desenvolvimento”, frisou Denner.

Finalmente, o prefeito Neucimar Fraga, foi enfático ao falar da importância do encontro para a política de desenvolvimento que projeta para o município. “Estamos correndo para inserir Vila Velha no hall dos projetos previstos para o Estado. Temos um potencial muito grande para receber investimentos, então essa reunião é fundamental para interagirmos e também para darmos nossa contribuição para o desenvolvimento do Espírito Santo”, finalizou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedes