06/09/2019 15h02

Encontro discute propostas para política de Saúde Bucal no Espírito Santo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reuniu, na manhã desta quinta-feira (05), referências técnicas estaduais, municipais e do Ministério da Saúde para o primeiro Encontro Estadual de Saúde Bucal. O evento, que aconteceu no auditório do Sebrae, em Vitória, contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Durante a abertura, o secretário lembrou do programa lançado no início de agosto sobre a qualificação da atenção primária e de uma nova etapa para a saúde bucal capixaba.

“Teremos um governo de decisão, de entregas e que quer provocar os conjuntos de municípios a inaugurar uma nova etapa na saúde pública capixaba. O programa lançado ofereceu aos municípios a oportunidade de solicitarem um termo de cooperação com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e, assim, oferecerem espaços para as equipes de saúde bucal como campos de práticas”, disse.

Além disso, o secretário falou sobre a importância da parceria com as instituições de ensino. “Precisamos sorrir para o futuro e para isso precisamos mudar o presente. Não há como construir todo esse movimento sem a parceria estratégica com as instituições de ensino e pesquisa que existem no Estado. Elas passam a ser atores estratégicos para poder, junto com os municípios e com o Estado, formar essa grande diretriz de expansão qualificada da saúde bucal”.

Durante todo o dia, o evento contou com a presença de mais de 200 profissionais que acompanharam palestras, discussões e a apresentação das propostas da Sesa para política de saúde bucal por meio do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde e também para a qualificação dos profissionais que coordenam e trabalham com a saúde bucal nos 78 municípios capixabas em manejos clínicos, ações e políticas públicas.

Segundo a assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, a dentista Sumaia Coser, que ministrou a palestra sobre “Organização de Demanda: Acesso aos Serviços Saúde Bucal”, o Ministério vem dando prioridade para as ações de saúde bucal no Brasil e se colocou à disposição do Estado. “É muito bom saber que o Espírito Santo está focando na saúde bucal, promovendo este evento. É bom para profissionais, acadêmicos e gestores. Por parte do Ministério, nos colocamos à disposição”.

A referência estadual da Saúde Bucal, Sandra Schmidt, agradeceu o interesse da participação dos profissionais. “Foi gratificante o retorno e o interesse de todos, que se mostraram interessados em melhorar a condição de saúde bucal da população, as estruturas e processos para que aumentemos o acesso, com mais qualidade e resolutividade”.

Estiveram presentes na mesa de abertura o subsecretário de Atenção à Saúde da Sesa, Fabiano Ribeiro dos Santos; a diretora geral do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Quelen Tanize Alves; a referência estadual em Saúde Bucal, Sandra Schmidt; a representante do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo, Ludmilla Barcellos; e representante da Universidade Federal do Espírito Santo, Denise Souza.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa