13/07/2010 21h28 - Atualizado em 24/01/2019 14h37

Encontro dos Comitês discute a alfabetização no Estado

Representantes dos 78 municípios capixabas se reuniram, nesta segunda-feira (12), para discutir a alfabetização no Estado, no Encontro dos Comitês Interinstitucionais de Alfabetização 2010. O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e contou com a presença da subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Adriana Sperandio, de representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O encontro é coordenado pelo Comitê Estadual de Alfabetização, composto pela Sedu, Undime e Ufes. No evento foram discutidas atividades relacionadas à alfabetização desenvolvida pelos comitês regionais e locais em 2009 e também as novas propostas para este ano. A pauta contemplou ainda a discussão sobre avaliação diagnóstica e as contribuições para o processo de intervenção pedagógica.

Na ocasião, representantes dos municípios de Nova Venécia, Água Doce do Norte, Afonso Cláudio e Domingos Martins apresentaram relatos de experiências na alfabetização. A gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Sedu, Janine Mattar, destaca a importância do encontro. “Esse evento serviu, para de fato, concretizar o desafio compartilhado do Estado e dos municípios pelo fortalecimento de uma política pública de alfabetização no Espírito Santo.”

O Comitê Interinstitucional de Alfabetização é uma das ações do projeto “Ler, Escrever e Contar”, da Sedu. Criado em 2008, este Comitê é um espaço interinstitucional de compartilhamento de decisões e práticas de alfabetização por meio de um diálogo permanente entre as redes estadual e municipal.

Projeto

O projeto “Ler, Escrever e Contar” tem como objetivo promover a melhoria da aprendizagem dos alunos das turmas de alfabetização do Ensino Fundamental elevando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Confira outras ações do projeto:

- Avaliação Diagnóstica/Formativa - estudantes do 1º ano e 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental;

- Aquisição de Livros - 180 mil exemplares de títulos de literatura infantil com investimento da ordem de R$ 4 milhões;

- Aquisição de Materiais Pedagógicos - Caça-palavras, bingo de letras, dominó de palavras, dominó de operações matemáticas, sólidos geométricos, dentre outros, com desembolso de R$ 2 milhões;

- Formação de Professores - Parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para capacitação de 2.040 professores alfabetizadores, visando o aperfeiçoamento da prática didática envolvendo uso dos resultados da avaliação diagnóstica. O curso teve duração de seis meses - 120 horas – e começou em novembro de 2008;

- Acompanhamento e Intervenção Pedagógica - Reuniões técnicas regionais sobre a ação alfabetizadora; análise reflexiva sobre a avaliação diagnóstica e seus resultados; discussão conceitual sobre alfabetização e a prática docente; orientação quanto à elaboração do Plano de Intervenção Escolar; oficina de utilização dos recursos pedagógicos - livros e jogos; oficina de elaboração do Plano de Intervenção, e ainda visitas Técnicas de Assessoramento - diagnóstico qualitativo da aprendizagem e do processo educativo das escolas com baixo desempenho.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br