09/10/2010 21h00 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Encontro reúne avicultores e suinocultores em Vargem Alta

Criadores de aves de postura comercial e de corte e de suínos participaram, neste sábado (09), em Vargem Alta, do 6º Encontro da Avicultura e Suinocultura Capixaba. No evento estavam representantes da Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases). Um dos objetivos do encontro foi discutir a cadeia produtiva dos dois setores no Estado.

Também participaram do encontro o vice-governador, Ricardo Ferraço; o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, o senador Renato Casagrande, o prefeito do município, Eliezer Rabelo, o presidente da  Aves, Argeo João Uliana, o presidente da Ases, José Puppin, dentre outras autoridades.

Durante sua fala o vice-governador destacou o trabalho do Governo do Estado em prol dos setores. “A avicultura e a suinocultura têm uma grande representatividade no Espírito Santo, por isso ajudamos, por meio da Seag, para que ocorresse um acordo para o carregamento de farelo pelo transporte férreo. Espero ajudar muito mais em Brasília”, destacou Ricardo Ferraço, eleito senador na eleição do último dia 03 de outubro.

“Hoje o Espírito Santo tem 17,5 milhões de aves em criação; esse número é quase três vezes o número da população capixaba. Além disso, produz 6,4 milhões de ovos por dia e abate 200 mil aves diárias. Os setores da avicultura e suinocultura movimentam juntos cerca de R$ 530 milhões ao ano e geram mais de 15 mil empregos diretos”, afirmou o secretário da Agricultura Enio Bergoli

O secretário também apontou que esses são setores estratégicos também para a fruticultura e para a produção de hortaliças, já que por meio destes produtos utilizados na avicultura e suinocultura podem ser aproveitados, provocando a expansão destes setores.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, foi homenageado com uma placa em razão de sua atuação em prol da avicultura e suinocultura capixabas.

Durante o evento foi entregue ao secretário Enio Bergoli e ao senador Renato Casagrande, eleito o novo governador do Estado, um documento, assinado pelos presidentes das associações, com as demandas do segmento para os próximos anos.

Dentre elas estão: abastecimento de milho, logística de transportes, linhas de crédito específicas para o setor, alinhamento tributário, participação efetiva da avicultura e suinocultura junto às instituições públicas e governamentais; regularização de pontos de abate quanto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e valorização dos setores, dentre outras ações.

Avicultores

A associação dos avicultores foi fundada em outubro de 1969, com o objetivo de potencializar a atividade por meio da integração entre produtores. Atualmente a Aves possui 198 associados, entre produtores individuais, empresas e cooperativas, sendo 48 da atividade de avicultura de corte, 134 da atividade de postura comercial e 16 produtores de codornas. A estrutura avícola do Estado ainda é composta por 03 incubatórios e 05 abatedouros de inspeção Federal ou Estadual.

A sede da entidade está localizada no município de Marechal Floriano, região serrana do Estado, onde está localizada grande parte dos produtores associados.

Suinocultores

Em novembro de 1979 foi criada a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), que possui, dentre outros, o objetivo de fomentar e orientar o desenvolvimento da suinocultura no Espírito Santo. Hoje, a Ases, com sede também em Marechal Floriano, possui 57 associados.

Novo Pedeag

As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito à avicultura e a suinocultura, estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançadas nas próximas duas décadas, e nas orientações de Governo 2007/2010.

O documento está disponível na íntegra para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br

Gerência de Informação e Análise – Seag
Karyna Amorim