24/09/2010 21h50 - Atualizado em 21/01/2019 16h07

Encontro reúne cafeicultores em João Neiva

Mais de 500 pessoas participaram, nesta sexta-feira (24), do XII Encontro de Cafeicultores de João Neiva, realizado na localidade de Barra do Triunfo. O evento é promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O objetivo é instruir os produtores sobre as modernas técnicas de cultivo, com o intuito de promover a melhoria da qualidade e produtividade na atividade. Técnicos do Incaper apresentaram aos produtores as mais modernas técnicas de nutrição do cafeeiro e controle de pragas e doenças, de modo a garantir a qualidade e a produtividade da próxima colheita.


A abertura foi feita pelo secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli. “Este é um evento técnico de grande importância para os produtores. Temos uma cafeicultura exemplar nesta região, uma das mais competitivas na produção de Conilon. Isto é sinal que os cafeicultores locais estão seguindo as orientações passadas pelos nossos técnicos em encontros como este, e é desta forma que iremos superar as crises”, destacou.

“A maioria dos produtores da região utilizam técnicas para nutrir a lavoura, mas muitos erram na dosagem dos produtos. Por isso a importância de orientar os agricultores para utilizar os insumos agrícolas de forma racional, de acordo com a realidade da propriedade”, afirma o extensionista do Incaper local, Danilo Sanson.

De acordo com o pesquisador do Incaper, Romário Ferrão, este encontro é um dos mais tradicionais da região, acontecendo pelo 12° ano seguido. O encontro é importante porque nessa região os produtores de base familiar têm seguido as modernas técnicas recomendadas pelo Incaper, e os conhecimentos repassados em encontros como este têm gerado bons resultados na região. A localidade de Barra de Triunfo onde é realizado o evento - apresenta uma das maiores produtividades médias do Espirito Santo, superior a 40 sacas por hectare, sendo que alguns produtores chegam a mais de 100, afirma Romário.

No município existem cerca de 800 propriedades produtoras de café, em uma área plantada de 4,5 mil hectares, que ao todo produzem aproximadamente 150 mil sacas de café a cada ano. Sendo o café a principal atividade econômica de João Neiva, cerca de 90% de todas as propriedades do município produzem café.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard