11/02/2025 17h08

Ensino público do Espírito Santo apresenta avanços no Paebes 2024

A Secretaria da Educação (Sedu) divulga, nesta terça-feira (11), os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa) 2024, que apresentam um cenário positivo de desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes capixabas, refletindo na qualidade do ensino ofertado na Rede Pública de Ensino do Espírito Santo, reforçando o compromisso do Estado com uma educação de qualidade.

No Paebes realizado em 2024, a Rede Estadual contava com 16.666 estudantes no 9º ano do Ensino Fundamental, já a Rede Municipal atendia 23.122 estudantes. Os bons resultados do Paebes confirmam a efetividade das políticas educacionais implementadas e o empenho dos gestores e professores na evolução do ensino público.

Durante o anúncio, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância de enxergar os resultados como um conjunto de dados que orientará as decisões ao longo do ano. "Os resultados do Paebes 2024 são, para nós, motivo de grande alegria, não apenas por concretizarem o fruto desse trabalho, mas também por garantirem o direito à aprendizagem de cada estudante do sistema público de ensino capixaba. No entanto, os resultados devem ser analisados com atenção, pois, naturalmente, eles apontam desafios para 2025."

Resultados positivos no Ensino Médio

O desempenho dos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual apresentou avanços notáveis. Em comparação com a avaliação do Paebes em 2023, houve um aumento de 11 pontos na proficiência média em Língua Portuguesa e de 8 pontos em Matemática, revelando o aprimoramento das estratégias pedagógicas adotadas pela Rede Estadual.

Outro dado relevante é o percentual de escolas estaduais que registraram crescimento na proficiência, 71% em Língua Portuguesa e 70% em Matemática. Houve ainda aumento de 6% no número de estudantes com aprendizagem adequada para a etapa em Língua Portuguesa e crescimento de 5% em Matemática, apontando progresso significativo na qualidade do ensino capixaba.

Destaque também no Ensino Fundamental

Na Rede Pública, que representa a rede estadual e municipal, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais atingiram um aumento de 6% de estudantes que apresentam aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e crescimento de 4% em matemática. Essa evolução impacta diretamente na formação básica dos estudantes, garantindo uma base mais sólida para os desafios do Ensino Médio.

O 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual se destacou no Paebes 2024 apresentando aumento de 10 pontos na proficiência em Língua Portuguesa e 9 pontos em Matemática, representando um salto considerável na aprendizagem dos estudantes do último ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo tem como objetivo medir a apropriação e consolidação das habilidades adquiridas pelos estudantes ao final de cada etapa escolar. Seus resultados são fundamentais para o planejamento de ações pedagógicas que promovam o aprimoramento do ensino e forneçam subsídios para a formulação e monitoramento de políticas educacionais.

Os resultados alcançados no Paebes 2024 são um reflexo do compromisso do Espírito Santo com a qualidade da educação pública, garantindo a equidade e o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes capixabas.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez
iclsmiguez@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard