20/07/2017 10h51

Entidades Empresariais participam da primeira reunião do Ciclo de Debates do PDUI

Um espaço de exposição de ideias e sugestões para o planejamento da Região Metropolitana da Grande Vitória marca a nova fase de elaboração do Plano de Desenvolvimento Metropolitano. O Ciclo de Debates teve início nesta quarta-feira (19), no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com representantes de Entidades Empresariais do Estado. A diretora-presidente da instituição, Gabriela Lacerda, iniciou a reunião falando sobre os quatro temas do PDUI: Ordenamento Territorial, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. A coordenadora do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), Leticia Tabachi, e o pesquisador Orlando Caliman também conduziram o início dos trabalhos no Ciclo de Debates, que contou com a mediação de uma socióloga. Os representantes do setor empresarial foram instigados a pensar a Região Metropolitana daqui a 30 anos e precisaram falar sobre os problemas e soluções da metrópole do futuro.

Entidades presentes

Além da equipe do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), participaram da reunião a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (SETOP). As entidades empresariais presentes foram: ES em Ação; Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Espírito Santo (Transcares); Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (SETPES); ES Convention e Visitors Bureau; Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES); Federação Capixaba do Jovem Empreendedor (FECAJE); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Espírito Santo (FEMICRO-ES); Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (SINCADES);  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES); Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (SINDIFER); Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo (ACE-ES); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (FACIAPES); e Arcelor Mittal.

Cenários

O Ciclo de Debates faz parte de um dos estágios atuais de construção do PDUI, que é o da elaboração de cenários. Neste momento, representantes do poder público e dos segmentos da sociedade civil irão se reunir para pensar os desafios da metrópole a serem superados e as oportunidades de ações possíveis de serem implementadas nos próximos 30 anos.

Após finalizar a última reunião do Ciclo, prevista para ocorrer no dia 3 de agosto, será elaborado um Caderno de Propostas a ser levado para as audiências públicas municipais. O cidadão metropolitano também pode dar sua contribuição, que poderá constar no Caderno de Propostas. Para participar, basta visitar o site www.planometropolitano.es.gov.br e preencher o formulário disponível na plataforma digital.