13/10/2010 22h23 - Atualizado em 21/01/2019 12h24

Entrega de medalhas marca o início da Semana Nacional de Redução de Desastres

O Corpo de Bombeiros Militar, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil, promove a Semana Nacional de Redução de Desastres no Estado, com a colaboração das entidades ligadas ao Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).

O início da programação foi marcada pela entregue a Medalha da Defesa Civil Estadual – Medalha General Castro, nesta quarta-feira(13), às 14 horas, no auditório do Quartel do Comando-Geral, na Enseada do Suá. A entrega da comenda tem como objetivo distinguir personalidades civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, e instituições civis ou militares, que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e à comunidade capixaba, relacionados à defesa civil.

Receberam a comenda o vice-governador Ricardo Ferraço, os coronéis Fronzio Calheira Mota e Álvaro Coelho Duarte, o general Antônio Luíz Coimbra de Castro, os tenentes coronéis Carlos Marcelo D’Isep Costa e Nilton Cesar Cardoso, o major André Có Silva, os capitões Anderson Guerin Pimenta e  Armin Augusto Braun, o subtenente Jocirley Bubach Andreatti, o soldado Emerson Xavier da Rocha, e Roney Gomes Nascimento, Claudia Maria Torezani, Maria Inez Resende Cunha, Dr Lélio Bringel Calheiros, Sebastião Sabino de Souza, Anderson Cleiton Lira Pereira, Jarbas Mota Siqueira, Júlio Cesar Cruz Biancucci e José Geraldo Ferreira da Silva.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira Mota e o coronel Álvaro Coelho Duarte, coordenador estadual de defesa civil, destacaram a importância do bom relacionamento e interação que existe entre a Coordenadoria Estadual e as coordenadorias municipais de Defesa Civil visando a proporcionar à população capixaba uma melhor resposta social destinada a evitar ou minimizar os desastres.

Lélio Bringel Calheiros e Antônio Luíz Coimbra de Castro agradeceram à Defesa Civil Estadual pela homenagem ao instituir o nome da medalha de “General Castro”.

Coronel Fronzio Calheira, Lélio Bringel Calheiros e o coronel Álvaro Coelho Duarte.

Outros eventos estão previstos para a Semana, dentre eles a inauguração das novas unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios de Aracruz e Nova Venécia, previstas para esta quarta (14) e quinta (15), respectivamente.

Semana Nacional de Redução de Desastres

A Semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída pela Presidência da República em caráter educativo-informativo e suas ações podem ser realizadas pela comunidade em geral, pelos órgãos estaduais, municipais, setoriais e de apoio ao Sistema Nacional de Defesa Civil.

A Semana tem como objetivo aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

A atividade de defesa civil

A atividade de defesa civil no Brasil iniciou recentemente uma trajetória de maior importância no cenário brasileiro.  Primeiro porque os desastres aumentaram em número e em magnitude, o que resulta em maiores danos e prejuízos, mormente à pessoa.  Depois, devido à necessidade em se prevenir, se preparar, de responder e de reconstruir se tornou mais premente e com um apelo mais contundente da população, que exerce com maior efetividade seu papel de cidadão.

No Estado as ações de defesa civil são coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que é responsável pelo esforço na obtenção de sinergia dos esforços de diversos órgão federais, estaduais e municipais, tanto da esfera civil para dar respostas às determinadas situações calamitosas ou que tenham referência nas ações de prevenção e preparação aos desastres, resultando em maior proteção e amparo a comunidade capixaba.

Cursos realizados em 2010

Entre maio e outubro foram realizados 12 cursos de Defesa Civil nos municípios de Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Serra e Vitória envolvendo 482 participantes. Dentre eles destacaram- se os de Sistema de Comando em Operações (SCO), Análise de Risco Estrutural e Geológico, Avaliação Estrutural e Geológica, Encontro Estadual de Coordenadores Municipais e Meteorologia para Prevenção de Desastres.

SCO

É um Sistema de Comando em Operações utilizado em situações críticas como um modelo de ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas, fornecendo um meio de articular os esforços de agências individuais, quando elas atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel BM