Equipe assistencial do Himaba distribui kits de prevenção à Covid-19
Com o aumento do número de casos da Covid-19 e Influenza no Espírito Santo, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, desenvolveu uma iniciativa para conscientização da importância de seguir os protocolos de segurança e, dessa forma, controlar a propagação das doenças respiratórias no ambiente hospitalar.
A gerente assistencial Fernanda Piantavinha e as enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Andressa Moreno, e do Serviço de Controle de Infecção Hospital (SCIH), Debora dos Santos, realizaram a entrega de kits com máscaras de proteção e álcool 70% para acompanhantes de pacientes internados e em atendimento no Pronto-Socorro da instituição. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa).
Além da entrega dos kits, as profissionais da equipe assistencial transmitiram informações importantes ao público e incentivaram o uso correto da máscara e a higienização das mãos, reforçando que, além do material distribuído, também foram instalados ‘dispensers’ com álcool 70% por todo o hospital, para garantir a segurança de todos.
Além disso, os profissionais da recepção do Pronto-Socorro receberam orientações referentes à abordagem que farão ao entregar os kits aos acompanhantes de usuários recém-chegados ao hospital.
Fernanda Piantavinha, que contribuiu com o desenvolvimento da atividade, destacou o compromisso da equipe com os cuidados que vão além das atribuições diárias. “A enfermagem, além de prestar assistência ao paciente, desempenha papel educador fundamental ao indivíduo e ao coletivo. Saber que podemos fazer a diferença com ações tão simples e isso é algo que nos enche de satisfação”, disse.
Ela acrescentou que, durante a ação, foi reforçada a necessidade de todos os colaboradores utilizarem máscara e realizarem a fiscalização de quem circula pelas dependências do Himaba. “Afinal, a prevenção é o melhor caminho para que possamos superar esse período pandêmico”, completou Fernanda Piantavinha.
O diretor-geral do hospital, Fábio Diehl, ressaltou que o momento exige cuidados e o Instituto Acqua segue engajado em proporcionar um ambiente pautado pelo bem-estar e segurança do usuário. “Essa é apenas uma das ações que estamos desenvolvendo neste período. Nossos profissionais estão diariamente atentos para traçar as melhores estratégias, a fim de driblar o aumento do contágio por doenças respiratórias”, frisou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Thaís Tomazelli
thais.tomazelli@institutoacqua.org.br