Equipe da Rede Abraço visita projeto do CAPS AD contemplado no Edital de Boas Práticas 2020
A equipe do programa Rede Abraço visitou, nessa terça-feira (17), o projeto “Cultivando Saúde”, desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de São Mateus. A iniciativa foi uma das contempladas pelo Edital de Boas Práticas de 2020, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).
Durante a visita, a equipe do Governo do Estado conheceu a oficina terapêutica para cultivo de horta medicinal, em que pacientes do serviço se envolvem coletivamente na manutenção e nos cuidados do espaço. De acordo com a equipe do projeto, estudos apontam que o processo terapêutico coletivo potencializa a redução de danos da dependência química, a aprendizagem coletiva e a vinculação dos usuários com o serviço.
Há, inclusive, a intenção por parte do projeto de expandir as atividades desenvolvidas, contando inclusive com a parceria de outras Pastas e da comunidade local.
Também como parte do projeto “Cultivando Saúde”, acontecia o trabalho de um grupo terapêutico em que os pacientes faziam a construção de seus mapas de vida e portfólios de projetos de vida, uma atividade que possibilita o reconhecimento de aprendizagens prévias e aspirações individuais e coletivas, que atuam favoravelmente no processo terapêutico singular, para a reinserção social e construção de resiliência.
O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, que participou da visita, explicou a importância de o projeto ter se inscrito no Edital de Boas Práticas: no ano passado, ao todo, foram contemplados 14 projetos, divididos em três eixos temáticos, com prêmios no valor de R$ 25 mil cada.
“Por meio do Edital de Boas Práticas, podemos apoiar iniciativas como essa do CAPS AD de São Mateus. A produção de verduras não tem apenas caráter terapêutico, mas também pode contribuir na alimentação dos atendidos e na geração de renda”, pontuou Lopes.
“Essa premiação chegou para nós, equipe e pacientes acompanhados no CAPS AD, em um momento que realmente estávamos necessitando de materiais, equipamentos e buscando realizar um sonho de termos uma horta orgânica de verduras, legumes e plantas medicinais. No edital, vimos a possibilidade dessa realização que há tempos tentávamos concretizar”, A contou a coordenadora do projeto, enfermeira Adriana Cremasco.
Sobre o CAPS AD
O CAPS AD de São Mateus é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), voltado ao atendimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas do município. Desenvolve atividades, como atendimentos individuais, atendimentos em grupos, oficinas terapêuticas, atendimentos às famílias, visitas domiciliares e atividades comunitárias, enfocando a integração dos usuários na comunidade e a inserção familiar e social, entre outros. Atua de maneira articulada com a rede de serviços de saúde e outras redes setoriais e comunitárias.
Sobre o Edital de Boas Práticas
O Edital de Boas Práticas foi publicado em 2020 pela SEDH e contemplou, com o prêmio de R$ 25 mil, projetos desenvolvidos em três eixos: promoção, proteção e defesa dos direitos humanos; prevenção ao uso de drogas e reinserção social; e cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas.
Em 2021, a SEDH, por meio do programa Rede Abraço, publicou o novo Edital de Boas Práticas, com modificação dos eixos temáticos, sendo desta vez todos voltados para o campo da política sobre drogas: prevenção ao uso de drogas; cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas; e reinserção social. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (20).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br