Equipe da Sedh visita projetos e espaços que irão abrigar CRJ e CAAD em Linhares
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) estiveram no município de Linhares, nessa quinta-feira (03). A equipe visitou dois projetos que foram contemplados pelo primeiro Edital de Boas Práticas e também espaços onde funcionarão serviços públicos ainda neste ano.
A agenda começou no distrito de Bebedouro, onde a equipe conheceu o projeto “Dance e Recrie o Mundo”, da Caritas Diocesana em Linhares. Em seguida, foi a vez de conhecer a iniciativa “Luta pela Cidadania”, executada pelo Centro Linharense de Amigos da Criança e do Adolescente (Clam).
“Esses dois projetos foram contemplados pelo Edital de Boas Práticas do Governo e puderam fortalecer suas iniciativas em prol dos direitos humanos para a população de Linhares. Foi lindo ver o resultado do nosso trabalho transparecer na alegria das crianças dançando e também na aula de boxe, oportunidades que são oferecidas às comunidades gratuitamente e que têm o poder de mudar vidas”, destacou a secretária.
A equipe também conheceu o espaço onde vai funcionar, em breve, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Linhares, no bairro Araçá. O projeto é a principal ação do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, sendo o maior investimento do Governo do Estado nas juventudes. Serão 14 Centros, sendo que dois já foram inaugurados: Terra Vermelha, em Vila Velha; e Feu Rosa, Serra.
“O CRJ vai atender os jovens de 15 a 24 anos que poderão realizar, de forma gratuita, oficinas, cursos, além de usar os espaços para trabalho coletivo. A unidade vai contar com laboratórios, planos de trabalho e de vida, passeios, entre outros. Serão prestados também serviços nas áreas da cultura, lazer, trabalho e direitos humanos”, explicou a secretária.
O equipamento terá ainda salas humanizadas, internet gratuita, computadores e uma equipe interdisciplinar, que inclui psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social. Os profissionais estarão preparados para atender e acompanhar os jovens conforme as necessidades deles.
Por fim, a equipe visitou o local onde será a sede do Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD) em Linhares, que em breve será inaugurado. O local será a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares no município e região.
A agenda também foi acompanhada pelo deputado estadual Luiz Durão.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br