14/08/2019 12h23

Equipe do Hospital Infantil de Vila Velha passa por capacitação para se tornar Amigo da Criança

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, e toda sua equipe, continua durante todo o mês de agosto, abraçando a causa do aleitamento materno. Alinhado com a proposta do Agosto Dourado, mês nacional da amamentação, toda a equipe está participando de um processo de capacitação em busca da certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, é necessário respeitar e executar todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, entre eles o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, a garantia de livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles com o recém-nascido internado e o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Para cumprir os requisitos definidos pelo Ministério da Saúde e se tornar um Hospital Amigo da Criança, o Himaba realizou adequações na comunicação interna, ou seja, os colaboradores participaram de palestras para que, desde a portaria até a higienização e assistência, todos ‘falassem a mesma linguagem’. Agora, a unidade hospitalar aguarda a visita dos avaliadores do Ministério da Saúde para confirmar a conquista.

Várias ações, como palestras e rodas de conversa, foram programadas ao longo deste mês com participação maciça de todos os colaboradores, voltadas para o conhecimento e aperfeiçoamento da humanização de todo trabalho na unidade. 

“Tornar o Himaba um Hospital Amigo da Criança é nosso objetivo. Essa certificação tem um significado extremamente importante tanto do ponto de vista técnico-científico, como político e de política pública de saúde, pois é a uma importante estratégia do Ministério da Saúde para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O usuário percebe a diferença e isso traz satisfação pessoal e reconhecimento para toda a equipe”, explicou a pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano do hospital, Angélica Carvalho.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br 

Tel: (27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard