27/03/2017 16h49 - Atualizado em 27/03/2017 17h17

ES firma parceria com Ministério dos Direitos Humanos para promoção da igualdade racial

Foto: Pedro Dutra/Secom

A assinatura de um Protocolo de Intenções para criação de núcleos especializados em crimes de racismo, xenofobia, discriminação racial, homofobia, intolerância religiosa e crimes correlatos foi a principal pauta do encontro entre prefeitos, o vice-governador César Colnago e o secretário de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR) do Ministério dos Direitos Humanos, Juvenal Araújo, na manhã desta segunda-feira (27), em Vitória.

Estiveram presentes os prefeitos de Montanha, Iracy Baltar; de Pancas, Dr. Sidicley; de Aracruz, Jones Cavalieri, e de Águia Branca, Brizola. Também participaram vice-prefeitos, secretários municipais, o deputado estadual Marcos Mansur e representantes do movimento negro capixaba.

“A minha vinda ao Espírito Santo tem como objetivo construir a parceria necessária para incrementar as políticas públicas inclusivas que o Governo do Estado já realiza. A importância de ter os núcleos é enorme, por trazer a visibilidade a uma população que ainda sofre com violência urbana, intolerância racial e religiosa”, destacou o secretário.

O próximo passo será uma agenda com a participação de 11 ministérios que trabalham a pauta da igualdade racial. “Traremos representantes de cada pasta, para que possamos sentar e dialogar com os gestores estaduais e municipais e a sociedade civil. O trabalho envolve diversas áreas, que tratam sobre regularização de terras quilombolas, saúde e tratamento de doenças da população negra, monitoramento de cotas raciais nas universidades, criação de órgão de promoção da igualdade racial nos municípios, entre outros”, completou Juvenal Araújo.

O vice-governador César Colnago salientou o trabalho que vem sendo feito, por meio do Programa Ocupação Social, em 25 bairros da Grande Vitória. “Cerca de 40% dos homicídios registrados concentram-se nesses bairros e atingem, na maioria, jovens negros e afrodescendentes. Trabalhamos de maneira intersetorial, com ações integradas. A cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos, por meio da SEPPIR, é importante na medida em que possibilita a ampliação das nossas ações”.

Uma nova visita do secretário Juvenal Araújo ao Espírito Santo está sendo agendada para o mês de abril.

Informações à Imprensa:
Karyna Amorim
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Tels: (27) 3636-1446 / 98868-1847
karyna.amorim@vice.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard