12/04/2017 17h37

ES ganha novos especialistas em Saúde do Trabalhador

O Estado do Espírito Santo acaba de ganhar novos especialistas em Saúde do Trabalhador. Na tarde da última terça-feira (11), foi realizada a cerimônia de encerramento de mais um curso de especialização oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e com a instituição de ensino superior Emescam.

A ação beneficiou 26 servidores públicos do Estado e de diversos municípios. Iniciado no final de 2015, o curso teve duração de 15 meses. O objetivo foi capacitar referências técnicas municipais, profissionais da atenção básica e de vigilância em saúde para desenvolverem ações nesta área em seus respectivos territórios.

A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, destacou a importância dessa iniciativa na melhoria dos serviços prestados, de forma ampla. “Há 42 anos, a Escola de Governo tem assumido o papel de qualificar os profissionais para atender a sociedade, razão da nossa existência. Esse é o momento de mostrarmos os ganhos desse aprendizado, de mostrar os frutos gerados”, disse.

Parte desses frutos foi apresentada na cerimônia de encerramento, durante a mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) feita pelos servidores. Seguindo a solicitação da Sesa, os trabalhos trouxeram propostas de intervenções que podem ser colocadas em prática para a melhoria do trabalho desenvolvido.

“Com o término do curso, acompanharemos o desenvolvimento dos projetos de intervenção apresentados pelos alunos e daremos suporte para a implantação das ações nas regiões de saúde, a fim de juntos propormos ações efetivas para a melhoria das condições de vida e trabalho dos trabalhadores”, disse a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Liliane Graça Santana.

 

Liliane salienta que os profissionais contemplados com o curso estão inseridos não só nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador estadual e regionais, mas também na vigilância em saúde e na atenção básica dos municípios, áreas que possuem estreita relação com a saúde do trabalhador. “Temos certeza de que iniciativas como estas fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS), já que o trabalho é um determinante da saúde das pessoas e toda a rede de atendimento deve estar atenta a essa questão”, comentou.

Além da apresentação dos trabalhos, o momento contou ainda com uma mesa de debate composta pelo procurador do Ministério público do Trabalho, Bruno Gomes, e da tecnologista da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Flávia Souza, com o tema 'Perspectivas e atualidades da área da saúde do trabalhador: Os desafios para os profissionais de saúde”.

 

Parceria

A capacitação ofertada aos profissionais da área de Saúde do Trabalhador é fruto de um convênio de cooperação técnica entre a Sesa e a Esesp. A Escola de Serviço Público do Espírito Santo fez uma avaliação das instituições de ensino e contratou, por meio dos trâmites legais, a Emescam, uma faculdade que tem tradição no ensino de saúde.

Além desta ação, a parceria também resultou, neste ano, na especialização de 283 servidores em vigilância sanitária. O curso de pós-graduação em vigilância sanitária ofereceu uma quantidade de vagas suficiente para capacitar todos os profissionais que atuam na área de vigilância sanitária no Estado (nível central e nas quatro regiões de saúde) e nos municípios.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard