24/03/2023 14h23

ES Inteligente: Audiência Pública em Alegre será nesta terça-feira (28)

Em janeiro de 2022, Alegre aderiu ao programa de PPPs de Cidade Inteligente, o ES Inteligente, e deu os primeiros passos para tornar-se uma smart city, ou cidade inteligente. Desde então, o projeto tem avançado rapidamente, cada vez mais perto da execução. No início de março deste ano, foi aberta a Consulta Pública, para que toda a população alegrense pudesse tomar ciência do projeto e, assim, avaliar, tirar dúvidas e sugerir suas propostas ao programa.

Na próxima terça-feira (28), às 19h, os munícipes terão a oportunidade de, presencialmente, apresentar seus argumentos para a equipe do ES Inteligente na Audiência Pública do município. A Consulta Pública, ainda vigente, vai até o próximo dia 04 de abril.

Os representantes da prefeitura de Alegre, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC) se reunirão no auditório do CREAD, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Alto Universitário, para receber todas as propostas apresentadas pela população, bem como esclarecer informações, prestando ampla comunicação. É um momento oportuno para que conheçam de perto o projeto e consigam compreender todo seu impacto na cidade.

Sobre a Parceria Público-Privada, o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, afirma que é de extrema importância para a expansão da infraestrutura e à geração de empregos. “A adesão do município de Alegre ao Programa ES Inteligente renderá bons frutos e proporcionará à população acesso aos melhores serviços, refletindo na qualidade de vida dos cidadãos alegrenses. Também vai trazer excelência para a gestão municipal, destravando projetos sem comprometer o caixa do município”, complementa.

A cidade inteligente de Alegre

De acordo com o projeto Cidade Inteligente, Alegre contará com mudanças vantajosas para o bem-estar social da região. O resultado dos estudos mostrou viabilidade, comprovando uma economia na iluminação pública na ordem de, aproximadamente, 86%, e redução de custos dos cofres públicos em cerca de 10,5%, depois que o projeto for implementado.

Além das trocas de mais de três mil lâmpadas, a população alegrense contará com a implantação de uma rede infraestrutural de telecomunicações de 24 quilômetros de fibra óptica, 56 pontos de videomonitoramento com 85 câmeras distribuídas e 15 pontos de internet gratuita, com uma rede de informações e comunicações interligadas que atenderão às demandas de 62 prédios públicos da cidade.

Estão previstas também para a melhoria da cidade sul capixaba a construção e a manutenção de uma microusina fotovoltaica de sete mil metros quadrados, com produção anual de 829,72 mil KW, que permitirá a distribuição energética para os prédios públicos da cidade, reduzindo os gastos com energia elétrica e realocando recursos para outras áreas.

Saiba mais sobre o ES Inteligente

O Programa ES Inteligente tem o Bandes como coordenador técnico e conta com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC) como parceiro para a operacionalização. O programa é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e a estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Desse modo, o ES Inteligente oferta modelagens de projetos que apoiam o funcionamento da região, como a implantação, gestão e manutenção de centros de saneamento básico.

O programa conta com uma cooperação técnica e especializada constante entre as equipes do município, Bandes e IPGC, permitindo uma análise ideal das demandas e características regionais. Assim, as cidades inteligentes podem solicitar novos projetos que apoiem o crescimento local em outras áreas e um melhor uso dos recursos públicos, como, por exemplo, em planejamentos para saneamento e de gestão de recursos sólidos urbanos.

A adesão ao programa é feita via preenchimento de requerimento presente no site do Bandes, sendo necessário o envio da comprovação de identificação e da qualificação completa do município ou consórcio e dos representantes legais.

Serviço:
Data: 28/03 (terça-feira)
Hora: 19h
Endereço: Auditório do CREAD, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus Alegre. S/N, Guararema, Alegre.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/ppp

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes