28/12/2016 17h55 - Atualizado em 28/12/2016 17h44

Escola de Cariacica incentiva o aprendizado por meio de projetos interdisciplinares

Trabalhando temáticas como forma de reflexão, os estudantes do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual General Tiburcio, de Cariacica, realizaram uma visita ao Centro Histórico de Vitória, para vivenciar o que havia sido discutido em sala de aula.

 

De acordo com a pedagoga Silvana Trancoso, o primeiro lugar visitado foi a Escadaria Maria Ortiz, localizada em Vitória, que fez parte do tema “Maria Maria”, que buscou identificar o papel da mulher na sociedade. “Com esse tema, estudamos a biografia da espanhola Maria Ortiz, que viveu no Estado e lutou contra os holandeses na época das invasões às colônias portuguesas”.

 

Além da visita, uma palestra sobre a temática também foi realizada. “Convidamos a Tânia Lopes, que trabalha com a Lei Maria da Penha, para nos explicar alguns pontos. Foi excelente, pois ela falou bastante das conquistas das mulheres na sociedade, como o voto, por exemplo.”

 

A temática seguinte trabalhada foi a “Preconceito é burrice”, que buscou envolver os diversos tipos de preconceitos existentes. Relacionado ao tema, os estudantes realizaram uma visita ao Museu Capixaba do Negro (Mucane).

 

“Durante a visita ao museu, tivemos um momento emocionante em que uma aluna – que é autista – teve coragem de dizer a toda sala que também sofria preconceito. A partir desse momento, pude perceber a mudança de comportamento dos outros alunos em relação à colega, assim como ela também se tornou mais alegre e comunicativa durante as aulas”, completou Silvana.

 

Encantar para alfabetizar

 

Levando o aprendizado por meio do lúdico, os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto “Encantar para alfabetizar”, que teve como base o livro “O aniversário do seu alfabeto”, do escritor Amir Piedade.

 

Durante o projeto, os estudantes levavam para casa uma letra do alfabeto, e tinham como proposta trazer algum objeto com a determinada letra. “A aulas eram adaptadas de acordo com o objeto que o estudante trazia”, disse a pedagoga. No final do projeto, realizamos o aniversário do seu alfabeto, com a presença dos pais e estudantes. O professor de Educação Física foi o senhor alfabeto e os alunos ficaram encantados”, destacou Silvana.

 

Os medos de Lili

 

Dentre os projetos desenvolvidos, a unidade também recebeu a escritora Lillian Menenguci, autora do livro “Os medos de Lili”, que foi trabalhado com os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Com base no conteúdo do livro, os alunos aprenderam diversos temas, entre ele o Sistema Solar, que incentivou a visita ao Planetário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e a produção de cartas, que foram enviadas à escritora. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br/
Texto: Paula Nogarolli

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard