26/11/2010 21h55 - Atualizado em 16/01/2019 12h49

Escola de Serra completa 10 anos de parceria com o Proerd

A Escola de Ensino Fundamental Professora Juracy Magalhães, localizada no bairro Barcelona, município de Serra, completou 10 anos de aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A data foi comemorada, na manhã desta sexta-feira (26), com a formatura de mais uma turma de 110 novos proerdianos.

O programa começou a ser adotado pela escola em 2001 e desde então foi aplicado sem interrupção. Ao todo, 1.200 crianças passaram pelo programa e apreenderam, com os instrutores da Polícia Militar, a dizer não às drogas e à violência.  O evento da manhã desta sexta (26) foi marcado por muita emoção e alegria para professores, pais e alunos da escola serrana.

O Proerd é um programa de educação preventiva e tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso de drogas. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. A estratégia principal é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.

O programa teve origem na cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, onde recebeu o nome de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Ancorado pelos resultados altamente positivos, o programa se expandiu para todos os estados norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de Proerd e hoje é uma realidade no Espírito Santo e em outros estados brasileiros.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862/ 9846-8680/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard