13/06/2017 17h26 - Atualizado em 13/06/2017 17h35

Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro vence Mostra de Vídeos Ambientais

A Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, de Guaçuí, foi a grande vencedora da V edição da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, realizada no dia 1º de junho, no teatro municipal Fernando Torres, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí (SEMMAM). O vídeo, produzido com participação dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, recebeu três prêmios, sendo eles de roteiro original, fotografia e melhor curta.

O curta-metragem vencedor criou um mundo de fantasia para passar a mensagem do Guardião da Floresta, com o filme “O coração da floresta”. O filme, que teve o roteiro produzido pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Administração Kaio Sarafim e Maria Eduarda Mercúrio, fala de forma lúdica da necessidade de formar “guardiões da floresta” para defender a Mata Atlântica. Para isso, recorre à narrativa de um jovem que tem seu destino mudado a partir de um encontro com figuras místicas da mata.

Todo o acompanhamento com relação a ensaios, revisão do texto e gravação foi feito pelos professores da escola, além de envolver mais de vinte estudantes que se comprometeram prontamente em produzir o audiovisual para esta importante mostra.

De acordo com a professora de Ciências, Cláudia Cristiane Soares Spala, todos os anos a instituição de ensino participa desta mostra. “Nós vemos a empolgação dos alunos em poder fazer o projeto dar certo. Com essa oportunidade, pudemos conhecer melhor sobre os biomas, fizemos pesquisas para montar a história, além da escolha dos figurinos e de trabalhar a atuação dos estudantes. Ao saber que nossa instituição foi premiada, eles ficaram mais empolgados ainda. Ficaram felizes com o resultado”, afirmou.

V Mostra de Vídeos Curtas Ambiental

A V Mostra de Vídeos Curtas Ambiental contou com a participação de escolas das redes municipal, estadual e privada, sendo sete curtas participantes, todos com o tema “Mata Atlântica”.

A ação teve como objetivo principal apresentar temas relacionados a questões ambientais numa abordagem de situações vivenciadas no cotidiano da população em geral. Para isso, houve diversas atividades, incluindo oficinas de roteiro e preparação técnica, promovidas pela SEMMAM, além de ensaios diversos para as filmagens dos curtas nas instituições de ensino.

Vale ressaltar que os vídeos da Mostra realizada em Guaçuí, que acontece desde 2013, vêm conquistando importantes prêmios em competições nacionais, como na 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, em 2015, e ainda o Prêmio Ecologia, realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com a TV Vitória/Rede Record, na categoria “Municípios Sustentáveis”, em 2014.

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone