02/06/2017 16h55

Escola Estadual João Bley comemora 80 anos

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

Os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual João Bley, localizada na cidade de Castelo, tiveram, nesta quinta-feira (01), uma manhã de comemoração e alegria. Isto porque foi comemorado o aniversário da escola, que está completando 80 anos.

Durante a solenidade, estavam presentes ex-diretores da escola, o prefeito de Castelo, Luiz Carlos Piassi, o deputado estadual Rodrigo coelho, e o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, que é ex-aluno da escola. Eles prestigiaram o evento juntamente com toda a equipe escolar.

A programação foi marcada por apresentações musicais, declamação de poemas, poesias, além de homenagens aos convidados. Toda escola se reuniu no ginásio esportivo para celebrar o aniversário, e os estudantes saborearam um delicioso lanche, enquanto um DJ animava a festa.

O secretário Haroldo Rocha contou que ficou lisonjeado em poder participar da celebração. “Gostaria de agradecer à direção da Escola João Bley pelo convite. Foi aqui que começou minha história com a educação e a de meus irmãos. Essa mesma educação me tornou o homem que sou hoje. Por isso, gostaria de saldar toda a equipe escolar e os alunos e dizer que toda criança e todo adolescente deve ter o que eu tive: família e professores que apoiem seus estudos e suas escolhas. Novamente agradeço por poder prestigiar esse momento tão especial com todos vocês”, afirmou.

Para a estudante Lorena Altoé, da 3ª série do Ensino Médio, o dia foi de festividade dupla, pois também foi o aniversário dela. “É um orgulho fazer aniversário no mesmo dia que minha escola faz. Estudo aqui desde o 6º ano e esse é meu último ano. Fico muito feliz por ter passado todo esse tempo aqui, pois aprendi muito com meus professores. Só tenho a agradecer à minha escola e aos professores por tudo”, disse a aluna.

Ao final do evento, Haroldo foi entrevistado pela estudante Leticia Risse Alochio. Ela está na 3ª série do Ensino Médio e faz parte do projeto Web TV Atitude JB, desenvolvido na própria instituição de ensino, estimulando o uso de novas tecnologias no aprendizado dos educandos e despertando o interesse pela escrita, pela leitura e pelas diversas áreas da comunicação. “É uma alegria muito grande poder participar dos 80 anos da escola. Foi um momento muito lindo e especial, que ficará guardado em minha memória”, comentou.

O projeto conta com a coordenação do professor de Educação Física Marcelus Khéde, e com participação de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e também de ex-alunos, que produzem conteúdos para o site www.atitudejb.com e para as redes sociais.

O ex-aluno Washington Souza Cristo, que também faz parte do conselho da Web TV Atitude JB, disse que se sente muito honrado em estar presente na comemoração. “Foi muito gratificante, pois destes oitenta anos, fiz parte da escola por cinco anos e tive a oportunidade de participar de várias atividades, incluindo a Web Tv, que abriu meus horizontes, me levando para o mundo da música, já que temos um programa chamado “Aumenta o Som”, destinado aos músicos da região Sul, principalmente os de Castelo, e que despertou em mim o desejo pela música”, explicou.

De acordo com diretora da escola, Gerusa da Penha Fereguete, durante esses 80 anos a instituição tem ajudado a construir e contar parte da história da cidade. “A escola é um marco na história de Castelo, porque nesses 80 anos teve papel fundamental na construção da educação no município. Fiquei muito alegre em realizar essa festa, mais ainda, quando o secretário Haroldo aceitou o convite”, contou.

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone