02/09/2010 17h55 - Atualizado em 22/01/2019 13h55

Escola Francisco Mendes entra no clima das eleições

A Escola Estadual Francisco Alves Mendes, que fica no bairro Cidade Continental, na Serra, está respirando política. É que, desde o mês de julho, quando teve início o projeto “Eleição, um exercício de cidadania”, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão empenhados em aprender mais sobre este universo e a importância do voto consciente. Os alunos criaram todo um processo eleitoral simulado, e eles mesmos são os candidatos, apresentando propostas para melhorias na escola e na comunidade da região. Nesta semana estão sendo realizados os debates entre os candidatos.

No próximo dia 14, a escola vai receber a visita de dois técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que levarão uma urna eletrônica e vão demonstrar o seu funcionamento. “Nós protocolamos o pedido no TRE e conseguimos. Acredito que esse momento dos alunos com a urna vai ser de grande valor para eles, para que saibam como votar no dia da eleição”, afirmou a professora de Língua Portuguesa, Mara Paixão.

As turmas de 5ª a 8ª série estão envolvidas no processo e, além das atividades promovidas pela escola, os próprios alunos levam novidades para enriquecer o conhecimento. A professora afirmou ainda que essas eleições terão um significado diferente para os alunos uma vez que, muitos deles vão votar. “Esse projeto é um divisor de águas. Muitos não compreendiam o funcionamento dos três poderes e agora já sabem os papéis de cada um. Com certeza eles vão votar com mais responsabilidade”, afirmou Mara Paixão. Ela disse ainda que com o projeto a assiduidade e a disciplina dos alunos melhoraram significativamente.

Além do conhecimento sobre política, os alunos produzem textos para os debates e discursos. Também produziram jingles para os candidatos da escola. As eleições simuladas serão realizadas dia 20 de setembro e, depois dos candidatos eleitos, a intenção é resgatar o grêmio estudantil para lutar pelas reivindicações dos alunos.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br