21/10/2010 17h40 - Atualizado em 21/01/2019 11h51

Escola Mariano Firme promove alfabetização em Libras

Com o objetivo de promover a interação entre alunos ouvintes e alunos surdos, a Escola Mariano Firme, localizada em Cariacica, está trabalhando a alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O projeto partiu da iniciativa do professor de Libras Marcos Leite, que está oferecendo oficinas buscando inserir os alunos de 1ª a 4ª séries no processo de conhecimento da Libras. Para facilitar a aprendizagem dos alunos, foram colocados alfabetos de Libras em todas as salas.

Em parceria com os professores de outras disciplinas, o professor desenvolve o trabalho com os alunos nas salas e, além de aprender o alfabeto em Libras e assistir a aulas em vídeos, os alunos aprendem frases e palavras úteis para se comunicar com alunos surdos, como porta, janela, boa tarde, boa noite, entre outros.


 
“O trabalho envolve todas as turmas da escola no turno matutino e vespertino numa perspectiva de trabalho de orientação bilíngüe”, afirma a pedagoga da escola Monique Beltrão. “Os alunos estão muito empolgados com a oportunidade de aprender essa nova língua e querem mostrar tudo o que estão aprendendo. Cada palavra nova é motivo de alegria”, conta Monique.



Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tel.: 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
Email: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / mgsraibero@sedu.es.gov.br
Texto: Maria da Glória Sarmento Raibero
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard