Escola Marino Firme realiza atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro, foi comemorado em grande estilo na Escola Estadual Mariano Firme, em Cariacica. Os alunos realizaram diversas atividades para reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, além de trabalhos relacionado ao preconceitos raciais.
Os alunos pesquisaram sobre a escravidão e realizaram entrevistas com pessoas da comunidade. Os alunos produziram textos e desenhos em graffite, ressaltando a cor da pele, criaram poemas e danças representando a cultura africana.
Os professores trabalharam com os alunos da 8ª série sobre o líder Martin Luther King, um negro que tornou-se um dos mais importantes líderes pelos direitos civis nos Estados Unidos. O encerramento foi com um desfile sobre a beleza negra, com os alunos da 1ª a 4ª série e outro com os alunos de 5ª a 8ª série. A 7ª série produziu um vídeo sobre a consciência negra. A turma buscou informações na internet sobre a África, o negro vindo para o Brasil e a injustiça que o negro sofre até os dias atuais.
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Creuza Nogueira Benido Martim, as atividades desenvolvidas na Escola giram em torno da igualdade. “Sonho ainda que não haja necessidade de ter um dia para a consciência negra, pois todos devem ter a consciência que somos todos iguais, independentes da cor da pele”, ressaltou.
Dia da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida por um projeto lei, em 2003. Foi escolhido o dia 20 de novembro porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Andressa Rocon