10/11/2010 00h08 - Atualizado em 18/01/2019 15h26

Escola Marita Motta Santos realiza Mostra de Casas Ecológicas

Aplicando o conceito de sustentabilidade, a Escola Estadual Marita Motta Santos, localizada em São Mateus, apresentou nesta segunda-feira (08) o projeto “Mostra de Casas Ecológicas”, produzido pelos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental.  A exposição foi aberta ao público e contou com a presença de familiares e de toda a comunidade escolar.

O projeto, desenvolvido de maneira interdisciplinar, envolveu Ciências, Matemática, Artes, Língua Portuguesa e Geografia, pesquisando a teoria e finalizando em prática a sustentabilidade. Assim, nas aulas de Ciências, os alunos confeccionaram maquetes de casas utilizando ideias ecologicamente corretas, como captação de energia solar, energia eólica, coleta seletiva de lixo e outros. A proposta era que os projetos causassem pouco ou nenhum impacto ambiental.

Fotos Assessoria de Comunicação/Sedu

Nas aulas de Matemática, o objetivo foi trabalhar a visão espacial, utilizando cálculos de área e volume no intuito de perceber o espaço ocupado no terreno onde seriam construídos os projetos. Já as aulas de Artes, Língua Portuguesa e Geografia auxiliaram na confecção das casas, na realização das pesquisas e na redação dos projetos.

Para a professora Gilmara Pandolfi, o objetivo do trabalho foi relacionar teoria e prática, com a visão de casas reais ecologicamente corretas e feitas com menor custo-benefício possível. “É importante ter essa visão objetiva. A sustentabilidade pode ser um ponto de referência na vivência familiar, no mercado de trabalho e no cotidiano. Ficamos muito felizes com o evento, com a participação dos pais e com a dedicação de todos em beneficiar o meio ambiente.”

“Foi um grande prazer participar, construir e concluir esse projeto com a ajuda de todos”, afirmaram os alunos Lucas Rodrigues Barreto e Victor Pertel Rissi. “Nós, alunos, estamos lisonjeados com uma maneira mais divertida e fácil de aprender. Com o projeto, as aulas ficaram mais interessantes e percebemos que todo o conteúdo visto em sala de aula está em nosso cotidiano.”



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard