21/09/2010 21h15 - Atualizado em 21/01/2019 16h18

Escola Oral e Auditiva realiza Semana do Surdo com oficinas e palestras

Em comemoração ao Dia do Surdo, celebrado em 26 de setembro, a Escola Estadual Oral e Auditiva / Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), em Vitória, está realizando uma programação especial para a Semana do Surdo. O evento conta com palestras, oficinas, Olimpíadas de Matemática e Português em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na manhã desta terça-feira (21) foram realizadas oficinas de buiscuit, produtos de limpeza, bordado e bijuteria.

Ainda nesta terça, no turno vespertino, foi realizada a Olimpíada de Português, coordenada pelos professores Luiz Alberto Mantovani, Martha Ferreira Dias e Marinete dos Reis Ramos. À noite, haverá uma palestra com o tema “Tradução e Interpretação: Perspectivas Poéticas e Culturais”, apresentada pelo professor Jefferson Bruno Moreira Santana, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

As atividades da semana terminam na sexta (24) com uma Caminhada pelo Dia Nacional do Surdo, a partir das 8 horas, com saída da Praça de Jucutuquara, em Vitória. A tarde terá uma palestra sobre o “Movimento Surdo” e apresentação de teatro. 

As atividades são abertas à comunidade, exceto a olimpíada, que é exclusiva para os alunos surdos. De acordo com a diretora da Escola Oral e Auditiva, Eliane Telles de Bruim, a importância do evento é que as pessoas conheçam a cultura dos surdos e se interessem pela língua de sinais para a comunicação com eles.

Para Daniel Junqueira Carvalho, primeiro instrutor surdo da escola, a semana é muito importante, pois promove a interação e o conhecimento de uma nova cultura para os visitantes. “A escola para surdos é o ambiente apropriado para os que possuem essa dificuldade”.

A Escola Oral e Auditiva atende a 44 alunos surdos e aproximadamente 500 alunos ouvintes no curso de Libras. Segundo a diretora, no próximo ano, serão abertas novas vagas para o curso de Libras. As inscrições iniciam no mês de fevereiro. O público prioritário é o profissional de Educação.

Libras

A Lei nº 10.436/02 reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão, determinando que sejam garantidas formas institucionais de apoiar seu uso e difusão, bem como a inclusão da disciplina Libras como parte integrante nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Andressa Rocon
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard