11/08/2010 19h55 - Atualizado em 22/01/2019 14h56

Escola Paes Barreto comemora o Dia do Estudante

O Dia do Estudante, comemorado nesta quarta-feira (11), foi marcado por diversas atividades especiais na Escola Estadual Paes Barreto, em Vitória. Entre as atividades, foi realizada uma palestra sobre “O que levar em consideração na hora da escolha da profissão” e apresentadas várias paródias pelos alunos, uma delas tratando da questão política no País.

Os alunos também fizeram exposições de painéis sobre a data. Um dos trabalhos tinha como tema “Estudar é um dever Revolucionário”. Outro dizia “Estudar é encontrar o significado mais profundo das palavras, representa dignidade, educação, respeito e sabedoria”. 

A aluna Jéssica da Conceição, do 1º ano do Ensino Médio, ficou muito feliz com as atividades do Dia do Estudante. “Todas essas atividades nos mostram a importância de estudar”, afirmou ela. Já o aluno André Felipe, do 3º ano, que sonha em ser jornalista, falou sobre a importância de se discutir nas escolas o tema profissão. Além disso, André Felipe elaborou a reportagem “Eu Quero Ser” sobre o tema profissão. Cada aluno criou uma reportagem própria no laboratório de Informática, desenhando seu futuro por meio da escrita.

Dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do País: um em São Paulo e o outro em Olinda (PE), sendo o último, mais tarde, transferido para Recife (PE).

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas tinham apenas 40 alunos. De lá para cá, inúmeros políticos, escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à Universidade de São Paulo (USP), em 1934.

Cem anos após a criação dos cursos de Direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/
arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Andressa Rocon
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard