29/08/2017 16h26

Escola Penitenciária comemora 12 anos

A Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen) está comemorando 12 anos nesta quarta-feira (30). A programação contará com palestra sobre Equipamentos e Alternativas Táticas, oficina e apresentação do trabalho realizado no canil da Diretoria de Operações Táticas (DOT), além de um campeonato de tiro.

As atividades contarão com a participação de servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e de instituições parceiras como as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

Inaugurada em 2005, no Complexo Prisional de Viana, a Epen foi criada com a finalidade de planejar, organizar, coordenar, acompanhar e controlar os programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da Sejus.

Além de realizar cursos que preparam os inspetores efetivos e em Designação Temporária para atuarem nas unidades prisionais, a Epen também realiza outras formações visando à qualificação dos servidores.

Neste ano, foram realizadas várias atividades, como o I Curso de Intervenção Penitenciária, em parceria com a DOT, e o curso de Direitos Humanos e Sistema Prisional, oferecido em parceria com o Programa de Humanização na Gestão Penitenciária.

Também foram realizados cursos de Comissão Técnica de Classificação (CTCs), de Procedimento Disciplinar Administrativo (PAD) e um workshop sobre assistência religiosa, com voluntários que atuam nas unidades, em parceria com o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter).

Ao longo desses 12 anos de existência, também foram realizadas capacitações para condução de veículos de emergência, para uso de armamentos e especialização em escolta.

O diretor da Epen, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, destaca que a Escola tem o papel de produzir conhecimento e implementar a cultura educacional entre os servidores.

“Essa tarefa requer empenho, dedicação e mudanças comportamentais. De 2014 até hoje passaram pela Escola 4.309 alunos, formados ou capacitados pela Epen. Estamos muito felizes em fazer parte de uma secretaria que tem a Educação como mais uma ferramenta de trabalho e valorização do servidor”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard