Escola Primo Bitti, em Aracruz, realiza projeto sobre folclore
A Escola Estadual Primo Bitti, de Aracruz, realizou nesta quinta-feira (19) o projeto “Conhecendo o Folclore para compreender a Cultura”, que foi coordenado pelos professores do noturno do Ensino Médio e EJA. No evento, que teve participação da banda de Congo de São Bendito de Itaparica, foi apresentada a “Lenda do Boi Encantado”, que é especifica da região e que compõe o histórico da cidade de Aracruz. O Dia do Folclore é celebrado oficialmente no dia 22 de agosto.
O projeto envolveu várias disciplinas e abordou algumas regiões do Brasil com suas diferentes especificidades culturais. O objetivo principal foi mostrar aos alunos as identidades culturais distintas de cada região do país. Houve também representação sobre os índios, negros, além do coronel Venâncio Flores, desbravador que fundou a cidade de Sauassu, hoje Aracruz.
A lenda
Na apresentação, a história do município misturou-se com uma bela lenda sobre o amor entre uma das filhas de Venâncio Flores e um príncipe português. O romance desperta a inveja de três moças, que lançam um feitiço sobre o príncipe, transformando-o em um boi encantado.
Para desfazer a magia, um padre, uma mãe-de-santo e um pajé recomendam que seja feita uma festa em uma noite de lua cheia, durante a qual a moça precisa dar um beijo de amor no príncipe para que ele volte à forma humana. Como em todo faz-de-conta, o feitiço é desfeito e os dois vivem felizes para sempre.
O Cortejo do Boi Encantado é uma manifestação muito importante que apresenta de forma lúdica toda a história e cultura do município. Quem animou o Cortejo do Boi Encantado foi a Banda de Congo São Benedito de Itaparica, outra tradição muito forte do município.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/
arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Andressa Rocon