25/07/2017 20h30

Escola Viva: Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul terão novas unidades em 2018

Recepcionado por mais de 500 estudantes, o governador Paulo Hartung inaugurou, na tarde desta terça-feira (25), o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Coelho Ávila Junior, unidade do programa Escola Viva, no município de Cachoeiro de Itapemirim. Na oportunidade, mais duas Escolas Vivas foram anunciadas para 2018 no Sul do Estado: a Escola Estadual Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, e a Escola Estadual Antonio Acha, em Mimoso do Sul.

O governador defendeu a importância da criação de um modelo educacional que seja atraente e contemporâneo aos alunos. "É importante uma escola que brilhe o olhar dos nossos jovens. Precisamos evoluir de um modelo que já teve sua importância no passado, mas que com o tempo foi se tornando desinteressante, para uma que mexa com a nossa juventude. Na Escola Viva já abrimos 10 mil vagas e ainda vamos abrir mais 13 unidades em todo Estado, sendo mais uma aqui em Cachoeiro de Itapemirim e outra em Mimoso do Sul", anunciou.

Recebido por um extenso corredor de palmas, rito tradicional realizado nas unidades Escola Viva, o governador foi acolhido também pelos estudantes do Clube de Música, que cantaram diversos sucessos. De lá, percorreu os espaços da unidade, guiado pelos jovens Gabriel de Souza Ribeiro e Nivya Permanhane Matias Paulino, que muito atentos foram explicando como funciona a escola e o que era cada cantinho da unidade.

Já no auditório, o governador e o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, foram recepcionados por Ruan Crevelário, que é estudante da 3ª série do Ensino Médio e foi o cerimonialista do evento. “Desde os meus 11 anos estudo nessa escola. Hoje tenho 16 anos e estou no 3º ano do Ensino Médio. Me sinto muito feliz em conduzir a cerimônia de inauguração da nossa escola. Passei por diversas mudanças e a Escola Viva foi a melhor delas”, disse.

Ana Paola Mariano, que é mãe dos estudantes Gabriel e Giovana Bonadimam, deu seu depoimento sobre a importância da Escola Viva na vida dos seus filhos. “Ver meus filhos empolgados e motivados em vir para a escola é gratificante. Acompanho o dia a dia deles e vejo que a Escola Viva foi e é a melhor escolha para os estudantes do nosso Estado”.

Para a estudante Istefany Martins, “as experiências vividas na Escola Viva são um enorme presente na minha vida. As disciplinas eletivas, projeto de vida, os clubes, tudo aqui nos fazem sonhar e acreditar que é possível realizar”.

Encerrando a solenidade, os estudantes da eletiva “Aprendendo a Aprender o Mundo dos Surdos” deram um verdadeiro show com a apresentação do Coral de Libras. Regido pelo professor Jhonny, eles interpretaram a música “Aquarela”, um clássico de Toquinho.

Teve também a apresentação dos estudantes do Clube de Música. Maiara, Manuela, Patrick, Danilo e Felipe, interpretaram a música “Trem Bala”, emocionando os presentes.

“O que vimos aqui é emocionante. Essa é a força da Escola Viva, que veio para revolucionar a educação do Espírito Santo. Uma escola inovadora, desafiadora, que faz com que o aluno passe nove horas e meia e tenha vontade de voltar no outro dia. A Escola Viva não é um simples modelo de escola em tempo integral, é um modelo arrojado e inovador. Para 2018 e 2019 vamos ter mais unidades para que possamos atender ainda mais crianças e jovens em todo o Estado”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

A Escola Viva Francisco Coelho Ávila Junior fica no bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim, ofertando educação de tempo integral para 510 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O investimento na construção de um novo e moderno espaço foi de mais de R$ 14 milhões, com recursos da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e as obras foram conduzidas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

A nova unidade é composta por 16 salas de aula; sala de professores, biblioteca; dois laboratórios de informática; laboratório de Física/Química; laboratório de Biologia/Matemática; sala de artes; auditório; sala de recursos e quadra poliesportiva coberta.

Novas Unidades

O Sul do Estado será contemplado com mais duas unidades do programa Escola Viva: a Escola Estadual Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, e a Escola Estadual Antonio Acha, em Mimoso do Sul. O anúncio foi feito durante o evento de inauguração.

Uma das escolas mais tradicionais de Cachoeiro de Itapemirim será Escola Viva. A Liceu Muniz Freire fica no bairro Independência e será a segunda unidade do programa no município, ofertando 720 vagas para estudantes do Ensino Médio.

Em Mimoso do Sul, a escola Antonio Acha vai ofertar a partir do ano que vem 600 vagas em tempo integral também para estudantes do Ensino Médio.

Na Grande Vitória, mais outras duas unidades também já foram definidas para 2018: a Escola Estadual Galdino Antônio Vieira, em Vila Velha, e a Escola Estadual Novo Horizonte, Serra.

A Escola Estadual Galdino Antônio Vieira, fica no bairro Santa Rita, e será a quarta unidade do programa Escola Viva em Vila Velha, sendo a primeira no município a ofertar apenas vagas para o Ensino Fundamental. A escola ofertará 500 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano.

Já a Escola Estadual Novo Horizonte, localizada no bairro de mesmo nome, no município de Serra, está com as obras sendo finalizadas e vai ofertar 500 vagas para estudantes do Ensino Médio. Sendo também a primeira do município a ofertar vagas somente para o Ensino Médio.

Escola Viva

Ofertando mais 10 mil vagas para estudantes de várias regiões do Espírito Santo, o Programa Escola Viva está proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas. Já são 17 unidades implantadas nos municípios: Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Guaçuí, Iúna, Linhares, Montanha, Muniz Freire, Pedro Canário, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

A Escola Viva nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas. Formar jovens capazes de realizar sonhos, competentes no que fazem e solidários com o mundo em que vivem. É com esses objetivos que o programa Escola Viva foi implantado e está sendo ampliado na rede pública estadual.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Com um currículo diversificado, organização curricular flexível, a Escola Viva conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799, que prevê a implantação de 30 escolas em turno único até 2018.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone

vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard