10/07/2017 12h37

Escola Viva de Cobilândia recebe o nome de “Pastor Oliveira de Araújo”

Foto: Divulgação/Sedu-ES

Para homenagear o Pastor Oliveira, que foi uma importante liderança religiosa para o Espírito Santo, exercendo um papel indutor para os jovens capixabas, o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Cobilândia, Escola Viva, localizada em Vila Velha, que coloca o projeto de vida dos estudantes no centro de suas preocupações e esforços para geração de oportunidades, recebe o nome de “Pastor Oliveira de Araújo”. A Lei nº 10.697, que denomina o nome da unidade escolar, foi decretada e sancionada pelo governador Paulo Hartung e publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (10).

Ao longo de quase 30 anos de trabalho evangelístico, o pastor Oliveira, como era carinhosamente chamado, foi um exemplo de conduta ética, fé e respeito ao próximo.

Membro do Conselho Estadual de Ética, Pastor Oliveira exerceu importante papel no processo de reconstrução das instituições públicas do Estado no início dos anos 2000 e se dedicou intensamente à defesa de formação de novas lideranças. Combativo nas causas sociais e bom conselheiro, ele conquistou o respeito e a admiração de autoridades políticas e religiosas de diferentes correntes.

Escola Viva

A Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo iniciou as atividades neste ano, com a abertura de 640 vagas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, em Vila Velha, proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas.

A Escola Viva nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas. Formar jovens capazes de realizar sonhos, competentes no que fazem e solidários com o mundo em que vivem. É com esses objetivos que o programa Escola Viva foi implantado e está sendo ampliado na rede pública estadual.

O programa Escola Viva já tem 17 unidades implantadas, distribuídas em 15 municípios: Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Guaçuí, Iúna, Linhares, Montanha, Muniz Freire, Pedro Canário, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799, que prevê a implantação de 30 escolas em turno único até 2018.

Para mais informações, acesse: http://www.escolaviva.es.gov.br/

História - Pastor Oliveira de Araújo

O pastor Oliveira de Araújo era pastor emérito da Primeira Igreja Batista de Vitória (PIBV), no Espírito Santo, e faleceu no dia 03 de junho de 2017, aos 67 anos.

Mineiro, Oliveira de Araújo esteve à frente da Primeira Igreja Batista de Vitória por 24 anos, de 1992 a 2016. Ao longo desse período, desenvolveu um incansável trabalho evangelístico e missionário, desenvolveu um ministério infantil que virou referência no país; e aprimorou, juntamente com sua esposa, Alzira Maria Bittencourt de Araújo, o ministério de Música da Igreja, que promove todo mês de dezembro o musical “A Árvore que Canta”.

Com constantes necessidades de cuidar da saúde, Oliveira de Araújo se afastou das atividades da igreja em 2014, e, no dia 20 de março de 2016, a PIBV o elegeu pastor emérito.

Natural da cidade de Luz, no interior de Minas Gerais, se tornou um capixaba de coração. Era formado em Teologia pela Faculdade Batista Mineira e também em Psicanálise. Atuou como conferencista, levando a palavra de Deus a diversos Estados do Brasil e também a outros países. Foi secretário-executivo da Junta de Missões Nacional por vários anos, presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo e presidente da Convenção Batista Brasileira, que reúne aproximadamente 1,5 milhão de batistas, dez mil pastores e dez mil igrejas e congregações em todo o país.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo / Flávia Zambrone

(27) 3636-7705 / 7706 / 99703-7815

vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard