30/01/2017 16h39 - Atualizado em 30/01/2017 16h42

Escola Viva: novos profissionais iniciam formação nesta segunda (30)

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

Mais de 500 profissionais que atuarão nas novas unidades do programa Escola Viva iniciaram, nesta segunda-feira (30), a formação das equipes escolares. O encontro vai até sexta-feira (03), no Sesc de Guarapari. Neste ano, em um total de 17 unidades do Programa Escola Viva, mais de 10 mil alunos vão estudar em tempo integral.

A professora de Arte Gisele Lourençato Faleiros da Rocha, que vai atuar em Vila Velha, é uma das educadoras. “O que mais me motivou optar pela Escola Viva foi a oportunidade de trabalhar com a pedagogia da presença. Esse contato entre professor e aluno me impulsiona, mexe muito comigo. Além disso, poder desenvolver um trabalho em que seremos impulsionadores de um projeto de vida me permitirá sentir que o trabalho foi realizado com sucesso”, disse Gisele.

A formação, que terá duração de 40 horas, tem como finalidade proporcionar aos profissionais participantes a apropriação dos temas e das metodologias de êxito do programa Escola Viva, de forma que o profissional selecionado se torne mais ambientado e seguro na atuação do programa.

Estiveram presentes na abertura da formação o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, a subsecretária de Estado da Educação, Andressa Buss Rocha, a coordenadora do Programa Escola Viva, Flávia Ribeiro, além de gerentes, assessores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

“A Escola Viva foi um grande desafio para nós lá no início de 2015. Agora esse desafio é de vocês. Mas tenho certeza que vai valer a pena tanto na vida profissional como na pessoal. Parabenizo e agradeço a disposição de vocês pela escolha em trabalhar no Programa”, disse Haroldo.

Dentre as temáticas que serão abordadas durante a formação estão: Bases Metodológicas da Escola da Escolha; Protagonismo e suas práticas e vivências; Projeto de Vida e Tutoria; Disciplinas Eletivas; Estudo Orientado e Pensamento Científico; Protagonismo e Tecnologia de Gestão Educacional e Acolhimento e os primeiros 100 dias da escola. Na oportunidade, estudantes e profissionais das escolas já existentes vão apresentar as experiências vivenciadas.

Outro profissional que vai atuar em uma das unidades é o professor de Filosofia Ernesto José Martins Caetano. “Estou animado com a perspectiva de trabalhar com as disciplinas integradas, além de poder organizar e desempenhar as atividades na mesma escola. Espero encontrar nos alunos uma proximidade para que possamos crescer juntos”, disse Ernesto que vai lecionar na Escola Viva de Guaçuí.

Em 2017, mais 12 unidades Escola Viva estarão em funcionamento nos municípios: Afonso Cláudio, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Iúna, Linhares, Montanha, Pedro Canário, São Mateus, Vila Velha.

Além dessas, as cinco unidades nos municípios de Vitória, Serra, Muniz Freire, Cachoeiro de Itapemirim e Ecoporanga continuam com as atividades a todo vapor a partir do dia 06 de fevereiro.

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone