21/10/2010 13h10 - Atualizado em 21/01/2019 11h57

Escolas da rede estadual se preparam para etapa mundial do Prêmio Microsoft Inovadores

As duas escolas da rede estadual que vão representar o Brasil no Prêmio Microsoft Educadores Inovadores se preparam para a etapa mundial, que será realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, na África do Sul. Estão classificadas a Escola Francisco Coelho Ávila Júnior, de Cachoeiro de Itapemirim, na categoria Educador Inovador, com o projeto “Escolas nas nuvens – Soluções Inovadoras em Educação”, e o Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Vila Pavão, vencedor da categoria Inovação em Comunidade, com o projeto “Campo Sustentável”.

As escolas capixabas se classificaram depois de concorrer com 70 projetos de toda a América Latina, na etapa regional, que foi realizada no Panamá, em agosto. Além das duas escolas capixabas, o Brasil será representado ainda por uma escola do Rio de Janeiro, que garantiu o 3º lugar na categoria Colaboração. Na África, os professores representantes de cada escola apresentarão o projeto para autoridades políticas, formadores de opinião e professores de vários países.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Ávila Júnior, Adriana Silva de Oliveira, que é uma das coordenadoras do projeto “Escolas nas nuvens”, conta que está se preparando intensamente para realizar uma boa apresentação. “Estamos estudando muito para conseguir um bom resultado. Nossa expectativa é vencer e estamos preparados para isso”, revelou.

Escola nas nuvens

O projeto foi desenvolvido pela Escola Ávila Junior com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-drive, CDs, DVDs e HDs, já que o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenados na internet. Os resultados estão beneficiando todos os 1.300 alunos da escola, além de professores e toda a comunidade escolar, que interagem, participam e socializam o conhecimento.

No ano passado, a escola foi uma das finalistas do prêmio como escola piloto do projeto “Cachoeiro em Diversas Linguagens”. Os resultados obtidos foram o 3º lugar na categoria Educador Inovador e o 2º lugar na categoria Comunidade. Os projetos sempre envolvem todas as disciplinas em que os alunos são os principais atores.

Campo Sustentável

O projeto desenvolvido pelo CEIER de Vila Pavão tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimento, onde os alunos da zona rural aprendem sobre as tecnologias da informação e têm a possibilidade de ensinar a seus pais, a maior parte agricultores.

As oficinas são dedicadas a ensinar aos pais a fazerem uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / gprosa@sedu.es.gov.br / kgpbissoli@sedu.es.gov.br