25/07/2010 12h00 - Atualizado em 24/01/2019 12h31

Escolas estaduais chegam à final da disputa pelo Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

As escolas da rede estadual de ensino estão mostrando que entendem de inovação e tecnologia. Dos nove projetos finalistas da 5ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, dois são do Espírito Santo. Eles participarão da etapa nacional do Prêmio que será realizada em São Paulo, no mês de agosto. Para concorrerem a grande final os alunos, agora, só dependem da votação popular online (www.educadoresinovadores.com.br).

Os projetos finalistas da rede são: “Escolas nas Nuvens. Soluções Inovadoras na Educação”, na categoria Colaboração, da escola estadual  Professor Francisco Coelho Ávila Junior, em Cachoeiro de Itapemirim; e “Acessibilidade - Direito para Todos”, na categoria Educador Inovador – Escolas Técnicas, da Hilda Miranda Nascimento, em Serra.

Os melhores trabalhos serão premiados com um notebook. Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à Educação Básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em um país da América Latina a ser definido pela organização. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.

O Prêmio Educadores Inovadores conta com três etapas. A premiação é dividida entre Ensino Básico e Ensino Técnico. Os inscritos para Ensino Básico concorrerão em três categorias: Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração e Inovação em Conteúdo, além da categoria Educador Inovador, cujos vencedores serão escolhidos pelo voto popular e para qual serão classificados automaticamente os finalistas nas categorias de Ensino Básico. Já no Ensino Técnico podem concorrer professores de disciplinas da área de Tecnologia da Informação, na categoria Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas.

“Escolas nas Nuvens”

O projeto foi desenvolvido pela escola Ávila Junior com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-driver, CDs, DVDs e HDs já que o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenado na internet.

Com a possibilidade de chegar a grande final na África do Sul a professora de Língua Portuguesa, Adriana Silva de Oliveira, afirma que os alunos estão muito mais engajados no projeto. “Os meninos estão encantados, estão vendo o resultado do que eles estão fazendo e estão o tempo todo conectados”.

No ano passado a escola foi uma das finalistas do Prêmio como escola piloto do projeto “Cachoeiro em Diversas Linguagens”. Os resultados obtidos foram o 3º lugar na categoria educador inovador e o 2º lugar na categoria comunidade. Os projetos sempre envolvem todas as disciplinas em que os alunos são os principais atores.

“Acessibilidade - Direito para Todos”

O projeto foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática, e ficou entre os três primeiros colocados. Os estudantes produziram fotos e criaram vídeos, com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), e estudaram os programas de acessibilidade desenvolvidos pela Microsoft, como forma de encontrar soluções para ajudar na adaptação de estruturas para receber pessoas com deficiência física.

Para a professora do curso técnico, Bianca Nunes do Nascimento, “o material produzido foi de ótima qualidade. Os alunos merecem estar na final. Além de produzirem muito bem, fizeram um sistema de avaliação com duas turmas. Eles estão aguardando ansiosos o resultado da premiação”, disse, lembrando ainda que uma segunda etapa do projeto já está sendo desenvolvida para o 2º trimestre.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kisandrade@sedu.es.gov.br/ltcardoso@sedu.es.gov.br