Escolas estaduais começam a receber novos ventiladores
As escolas da rede estadual já começaram a instalar os novos ventiladores. Os equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (PEDDE/2019), que já tiveram cerca de R$ 13 milhões liberados para as unidades. Umas das escolas que agilizou a parte burocrática e já garantiu a instalação de parte dos novos equipamentos foi a Escola Saturnino Rangel Mauro, localizada em Cariacica.
O diretor da unidade, Carlos Frederico Ghidini, explicou que a rápida liberação dos recursos pela Secretaria de Educação (Sedu) permitiu o atendimento ágil e eficaz aos alunos ainda no verão. “Liberada a verba, contatei a empresa. Já foram instalados dois ventiladores e a previsão é de que, em até 15 dias, cada uma das nove salas da escola já esteja com os quatro novos aparelhos orbitais, que permitirão uma sensação térmica mais agradável”, afirmou.
Ainda segundo Carlos Frederico, o investimento democrático e igualitário na melhoria das condições das salas de aula tem sido viável em virtude da escuta da nova gestão da Sedu às necessidades imediatas da comunidade escolar. “O secretário e sua equipe entenderam a necessidade e trabalharam para que os recursos fossem logo liberados”, disse o diretor.
A aluna Tamires Gomes, da 3ª série do Ensino Médio disse que a instalação dos equipamentos permitiu um ar mais arejado e um ambiente mais favorável ao aprendizado. “Ficamos surpresos porque, apesar do diretor ter passado de sala em sala comunicando que iria comprar novos ventiladores, não esperávamos que fosse chegar tão rápido. Bom para todos”, garantiu Tamires.
Recursos
Entre janeiro e março, a Sedu publicou duas portarias viabilizando o repasse de R$ 7.900.620,00 e R$ 4.968.000,00, respectivamente, aos 378 Conselhos de Escola da Rede. O investimento é dedicado para despesas com materiais e reparos, como conserto e substituição de ventiladores ou compra de materiais pedagógicos, por exemplo, e será repassado aos Conselhos após a apresentação do Plano de Aplicação do recurso.
Texto: Mirela Marcarini
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