06/08/2010 20h30 - Atualizado em 22/01/2019 15h06

Escolas estaduais realizam o Dia da Família Presente na Educação

Pais, avós, tios, primos e irmãos acompanharam os alunos à escola nesta sexta-feira (06). Trata-se do Dia da Família Presente na Educação, que foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) simultaneamente em todas as escolas da rede estadual. A ação visa a estimular que pais e familiares acompanhem a vida escolar dos filhos e faz parte do projeto Família Presente na Educação, desenvolvido desde 2009 nas escolas da Região Metropolitana da Grande Vitória e, que este, ano chegou a todo o Estado.

Na Escola Dom João Batista da Motta e Albuquerque, que fica em André Carloni, na Serra, as apresentações culturais agitaram a todos os participantes. A subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Adriana Sperandio, e a gerente de Educação, Juventude e Diversidade Maria do Carmo Starling, foram à unidade de ensino conferir de perto as atividades do dia.

O evento começou com um aluno da Educação para Jovens e Adultos (EJA), o senhor José Constantino, tocando o hino nacional no violino. Os alunos apresentaram ainda músicas, danças e encenações. Na unidade de ensino também foi realizada a Mostra Cultural Yah! Escola, uma parceria entre a Sedu e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O senhor José Constantino, tocou o hino nacional no violino.

A diretora da escola, Edith Gustavo, destacou a importância do evento. “Precisamos inserir a família na escola, pois, sozinhos, não alcançaremos nossos objetivos, mas, juntos sim”. A subsecretária agradeceu a presença de pais e parentes dos alunos. “Obrigada aos alunos, professores e, principalmente, aos pais, pois só vamos conseguir avançar a sociedade se família e escola estiverem juntas”, ressaltou.

Adriana destacou ainda a parceria com a Secult. “As danças, apresentações e atividades culturais em geral precisam ser estratégias permanentes de aproximação com o conhecimento e é justamente nesse ponto que se dá a parceria Sedu e Secult.” A secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, acredita no sucesso da iniciativa. “Hoje é a primeira mostra em uma escola. Aqui são realizadas muitas atividades culturais e acreditamos que os resultados sejam maravilhosos. A cultura é transformadora e uma ferramenta para que os jovens compreendam o mundo melhor”, frisou.

Alunos e familiares ficaram satisfeitos com as apresentações, que seguiram durante o dia todo. “Eu estou adorando esse momento”, disse a aluna da 8ª série Tatiane de Souza. Já dona Luzia Hartwig Frederich, que é avó de Guilherme, que estuda na 6ª série, aprovou o Dia da Família Presente. “Acho muito importante porque uma família não deve abandonar nunca o filho, seja em casa, na escola, na igreja, onde for. A família precisa ser espelho para o filho, precisa passar uma boa imagem”, destacou.

Alunos e familiares ficaram satisfeitos com as apresentações

Esse é o segundo encontro que as escolas realizam neste ano. O primeiro foi no dia 12 de março.

Família Presente

O Família Presente na Educação constitui-se em ações efetivas de articulação entre a família e a escola pela educação das crianças e jovens capixabas.

Dentre os seus objetivos estão: fortalecer e aprofundar a relação escola e família; aproximar as famílias das ações pedagógicas da escola; buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades de cada uma; contribuir para a construção da identidade, autonomia, autoestima e perspectiva do estudante; e incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Em 2009, participaram do projeto 67 mil alunos de 65 escolas estaduais localizadas em Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória. Neste ano, desde março, 100% das escolas da rede estadual começaram a trabalhar com o projeto. A expectativa é que em 2010 sejam atendidos 300 mil estudantes e suas respectivas famílias.

Mostra Yah! Escola

Pensando na escola como um espaço de intensa interação e convergência entre os jovens, o Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) lança os Núcleos Yah! Escola. Trata-se de uma iniciativa que visa incentivar o desenvolvimento da criatividade e a experimentação artístico-cultural dentro do ambiente escolar.

A Escola Dom João Batista, na Serra, é a primeira unidade de ensino a ter um Núcleo Yah! Escola. Na próxima sexta-feira (13), a Mostra Yah! Escola será realizada na Escola Irmã Maria Horta, em Vitória, das 09 às 16 horas.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br
Texto: Karolina Gazoni

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard